Manhã… o sol nasceu há pouco tempo, o ar está gelado e o vapor é expirado pelo cachecol que inutilmente cobre a boca, os dedos entorpecidos agarram a prancha enquanto olhamos o céu a tornar-se mais azul atrás da montanha. Prendemos a prancha aos pés, e inclinamos ligeiramente para começar a deslizar, o vento assobia nos ouvidos e quase corta a pouca pele que temos descoberta, os tranches de neve virgem que caiu à noite convidam-nos a virar para ela como uma amante com saudades, curvas e contracurvas largas, acelerações e abrandamentos, sensação de controlo descontrolado e adrenalina pura combinam-se num êxtase que só termina na última travagem no final da pista e é hora de voltar a subir para repetir o preço, é como uma droga, um vício, e é fantástico.

Como já podem ter percebido sou fã de snowboard, infelizmente não pratico tanto como gostaria mas quando tenho oportunidade de o fazer nunca recuso, é por isso e não só que junto 1080º Snowboarding na minha lista de melhores jogos de corridas da Nintendo.

A N64 foi uma plataforma que permitiu à empresa nipónica fazer várias experiencias, umas mais bem-sucedidas que outras mas isso é o custo de tentar inovar. As suas capacidades mecânicas, tanto gráfica como de comandos, auxiliou esta faceta da construção de jogos, até então era impossível, ou no mínimo muito difícil fazer alguns ajustes e tentar algumas alternativas ao esquema habitual.

1080º Snowboarding foi precisamente uma dessas boas tentativas, não só conseguiram criar um bom jogo para a consola como criaram um paradigma que serviu de fonte para todos os semelhantes que lhe seguiram nesta e noutras plataformas. É inútil estar a falar dos modos de jogo porque não têm nada mais que é normal neste estilo a não ser o facto de ser com snowboarders e na neve. O que é bastante óbvio pelo título. Então porque é tão bom? Porque é que eu considero um dos melhores quatro jogos de corrida na Nintendo?

As razões não são muito diferente das que fazem de Wave Race 64 um dos melhores.

O design do jogo, as pistas e tudo mais eram completamente deslumbrantes na altura em que foram lançados, eram muito melhores que a maior parte do que existia no momento que fazia o jogo ganhar muitos pontos aos outros, mas felizmente isso era um bem menor, porque estão desactualizados hoje, contudo o factor maior, o que fez deste um grande jogo era a precisão de controlo, o realismo na ilusão de controlar o nosso boarder e a sua prancha, cada inclinação do cursor analógico era respondido exactamente pelo personagem no ecrã, a prancha manobrava-se exactamente como uma real, as inclinações na neve, o encontrar cada sulco perfeito para ganhar velocidade, a subida ideal para um salto, tudo exclamava que era uma simulação perfeita.

1080º Snowboarding é um marco nas simulações de neve a que todos devem prestar vassalagem. Quem nunca testou o jogo, arranje maneira de o fazer e jogue sentado no frigorífico vestido com roupa de inverno. Confiem em mim, aumenta imenso a simulação.