Board Games Virtuais? Online? Pensei que era só o TableTop Simulator e mais alguns sites… Mas não. Tabletopia é outro mundo!

Ora pois é companheiros-viciados em jogos de tabuleiro como eu, se o TableTop Simulator (TTS) já tinha dado uma boa forma de vivermos este vicio com os nossos amigos mesmo à distancia, Tabletopia dá mais uma.

Tabletopia é basicamente um simulador bastante idêntico ao TTS, com algumas mecânicas um pouco diferentes e sem o Flip the table para os mais ragers, sim esses mesmos, aqueles que entram em fúria porque o jogo corre mal, és desses? Tabletopia não tem forma de te expressares MAS tem forma de praticares para não entrares em rage.

De forma resumida o Tabletopia conta com 387 jogos, muitos que não existem no TTS de qual forma seja mesmo como DLC ou Workshop. No entanto o Tabletopia funciona de diferente forma que o TTS, a biblioteca é toda criada pelos criadores do jogo e não existe a possibilidade de fan-based versions.

AVISO IMPORTANTE: escusam de fazer o que eu fiz ao entrar no jogo, vi tantos jogos que me pareceram porreiros, interessantes ou até bonitos e marquei como favoritos para não me esquecer mas acabei por marcar 94, até hoje apenas joguei 3…

O “launcher” do Tabletopia é bastante interessante e permite a criação de lobbies onde convidamos amigos da Steam ou se o instalarem fora da plataforma da Valve adicionem amigos através do Room Code, ou seja, o código da sala gerado automaticamente pelo jogo.

Uma das grandes coisas a favor de Tabletopia comparativamente ao TTS é que é gratuito MAS existe uma versão Premium, o que caso queiram jogar apenas jogos de 2 jogadores não cometam o erro de pagá-lo pois não muda nada à exceção de 1 ou 2 jogos que são de acesso exclusivo. Caso queiram jogar com mais de dois jogadores, bom, o Premium é a única solução 9.99€ por 30 dias, o que na verdade torna o Tabletopia mais caro que o TTS que é One Time Cost mais o valor dos DLCs. Mas na realidade trata-se tudo de decisões e de gostos, afinal os jogos que existem de um lado não existem no outro e vice-versa.

Outra coisa bastante interessante do Tabletopia é que os criadores do jogo inventaram também um Board Game que existe unicamente em formato digital dentro da plataforma e foi um dos que experimentei. O jogo é bastante interessante e com mecânicas muito engraçadas. Chama-se Cult e consiste nisso mesmo, criar um Culto, juntar padres, pregadores de fé, igrejas e quem tiver mais seguidores ganha o jogo.

Tabletopia prima pela variedade de jogos e principalmente por ter muitos jogos que ainda não saíram oficialmente e ainda estão na fase de Kickstarter mas já estão disponíveis para testar. Uma boa forma de escolher que jogos fazer Pledge. Aliás, quem me apresentou o Tabletopia usa-o exatamente para esse motivo.

Se querem um conselho JOGUEM OS DOIS! Porque decidir? Um é free, o outro pode se arranjar de formas que o Pedro Nunes já falou noutro artigo e que eu repito, Steam Sales ou sites de chaves para jogos mais baratos do que Retail Shops.

No entanto a diferença de mecânicas e de shortcuts leva uns minutos a adaptar mas é perfeitamente aceitável. E por ultimo mais uma publicidade gratuita a outro jogo de tabuleiro, o meu favorito, e que descobri graças a Tabletopia: Champions of Midgard, caso instalem, testem… DO IT! I ORDER YOU!