Para um ateu como eu, a experiência de ser Deus num god game é mais ou menos o mesmo de ser tester numa fábrica de Lego, ou seja, 100% diversão e 0% heresia. Tethered é um god game destinado a PSVR (e Steam) mas que pode ser perfeitamente jogado sem estes dispositivos e que nos coloca a ver o mundo pelos olhos quasi-literais de uma entidade divina.
Como em qualquer god game, o nosso recreio e parque de diversões civilizacional são uma série de ilhas flutuantes, onde ovos vindos dos céus necessitam de ser chocados e para isso utilizamos uma nuvem ensolarada.
É aí que aprendemos o conceito substancial do jogo e a tradução do seu título, Tethered. Aqui estabelecemos ordens e comandos aos Peeps, as pequenas criaturas ovíparas que habitam estas ilhas, através de amarras cósmicas e invisíveis em que unimos sujeito e objectivo com uma linha brilhante, e que se estendem também aos factores climatéricos, aqui materializados como uma série de nuvens distintas.
Mecanicamente é uma mistura simplista de um god game com Settlers, em que os Peeps têm de recolher recursos, construir edifícios e defender a ilha durante a noite, com os ataques dos monstros. Cada Peep pode ser “treinado” numa profissão específica entre as típicas de guerreiro e agricultor, tornando mecanicamente o jogo muito fácil de compreender a habituées dos god games.
Tethered arrisca-se a ser dogmático. Se somos o Deus destas incautas criaturas, não nos é permitido questionar o porquê destas emergirem de ovos dos céus. Questionarmos a sua raison d’être ou mesmo a sua missão de vida para além da mera existência ou da subserviência constante. E não nos permitem dotarmos os Peeps de livre-arbítrio? Se possuem notoriamente a fibra primordial da sobrevivência e entram em combate com qualquer inimigo que se cruze no seu caminho, porque não tomam decisões por si só, e caem na depressão se não forem ordenados?
Estas e outras vão ficando no esquecimento enquanto o grande twist de Tethered nos é revelado no grande nível de atenção que temos de dar aos Peeps. Se eles passarem muito tempo sem fazer nada, ou ficarem doentes ou com fome poderão entrar em Desespero. E os Peeps quando chegam a este estado aproximam-se da beira da ilha olham para nós, e dão um passo em frente.
E percebemos que ser Deus afinal não é assim tão fácil. Pelo menos para nós, que em Tethered somos a divindade dos suicidas.