Já há algum tempo que não escrevo um Touch Me! porque não têm aparecido jogos mobile que funcionem no meu smartphone sem maçã e os que apareceram ainda devem estar à espera que quem tem um desses trate deles. É pena porque como está a minha vida agora, jogos onde posso fazer tudo com os dedos de uma mão apenas são ideais tendo em conta que ando a aprender a fazer mega multitasking artesanal. Sim, é possível trocar uma fralda e jogar ao mesmo tempo, não é aconselhável mas é possível.

Podia fazer a melhor crítica possível a Alien Path porque é um jogo que eu gosto particularmente, se eu fosse gajo de dar pontuações digo já que podia acabar esta análise dando-lhe 7 em 10, que para um jogo F2P mobile é muito, mas vou dar apenas um 5 em 10 porque tem dois pontos muito, mas mesmo muito negativos na minha perspectiva.

Alien Path é um jogo de puzzle dinâmico, nele controlamos um pequeno ser que tenta defender o seu, e outros mundos, de uns invasores robóticos. Usando um sistema de grelha com setas direccionais e outros itens, o nosso objectivo é só e simplesmente direccionar o nosso personagem a destruir os seus inimigos lançando-se contra eles como mostra o vídeo abaixo.

Tendo em conta que os seres e os itens são aparentemente aleatórios é um jogo que dá bastante liberdade ao jogador para resolver cada nível à sua maneira, limitando-o apenas ao número de jogadas que pode fazer, HP e outros aspectos clássicos que fazem todo o sentido aqui. Os gráficos de jogo são acima de razoáveis e a animação inicial é muito bem feita, com um cuidado raro em que se nota que tentaram que todo o ambiente e seres fossem no mínimo relativamente coesos no seu universo. É comum nos jogos mobile ver algo como controlar galinhas num jogo do estilo Puzzle Bubble e os cenários serem do mais variado possível indo do Egipto à terra dos doces. Aqui, até agora não aconteceu isso.

O sistema de cartas de habilidades e upgrades das mesmas é interessante e bem construído dando uma camada táctica adicional ao jogo.

Portanto, quais são as partes negativas de Alien Path?

A primeira é a razão deste jogo não ser colocado no Ide Jogar, É Grates! Apesar de ser parte do chamado Free to Play, é um jogo que tem custos sejam eles nas compras online para ter upgrades de cartas ou o tempo que se perde a ver vídeos para ganhar essas hipóteses também que para mim ainda é pior porque não há nada tão valioso como o meu tempo.

Esta técnica de casino que quase força o jogador a gastar dinheiro de forma regular com supostas recompensas é mal aplicada em Alien Path pois o jogo tem qualidade suficiente para ser pedido um preço razoável pela compra total. Infelizmente, devido a esse sistema vem a segunda falha que é a obrigatoriedade de ter uma ligação internet estável. Não vou debater os pacotes de dados e redes wi-fi em Portugal ou o facto de serem melhores que em muitos outros países “mais ricos”, mas critico de forma absoluta qualquer razão para um jogo individual necessitar de uma ligação internet constante. Não só é ridículo como inaplicável em certas situações no qual o jogo era útil, como por exemplo viagens de Metro em Lisboa onde a rede nem sempre é boa, ou em Londres onde simplesmente não há.