O potencial infinito de Dungeons & Dragons e outros jogos de tabletop RPG permite-nos uma infindável lista de opções no que toca a contar uma história. Contudo, e por vezes de forma mais frequente do que se possa pensar, é possível que tudo o que foi planeado seja posto de lado. Tal deve-se ao facto de os jogadores terem em mente algo que o seu DM/GM jamais suspeitaria. Porém, nada está perdido!

O primeiro passo é mentalizarmo-nos que isto é uma realidade e que vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Neste sentido, cabe aos DMs/GMs planear alternativas para a história principal e, acima de tudo, estar preparado para improvisar (algo que também vai acabar por acontecer). Pessoalmente, não planeio as sessões com grande avanço. Tenho uma quest principal definida, sim, mas, no decorrer das sessões, vou observando as acções dos jogadores e planeio de acordo com o que vai acontecendo. Em suma, o melhor mesmo é planear sessão a sessão.

De seguida temos o improviso. Se calhar tens uma série de NPCs com os quais os jogadores têm que dialogar para obter um determinado tipo de informação, mas, seja porque razão for, eles decidem ir assaltar casas. Neste cenário há pelo menos duas coisas que se podem fazer: descrever a casa como uma habitação normal e talvez ocupá-la com os seus habitantes e potenciar um confronto, ou fazer dessa casa a moradia de um dos NPCs acima referidos. Desta forma, os jogadores podem (ou não) vir a ser direccionados para a quest principal.

Pode-se também dizer que quando o DM/GM é surpreendido, o mundo também o é (vídeo abaixo). Não é algo com o qual concorde a 100%, uma vez que, a meu ver, tudo depende do tipo de mundo e de NPCs que estamos a falar. Os heróis podem ter antecipado os planos do vilão muito mais cedo do que o esperado, mas o vilão em si pode muito bem ser inteligente ao ponto de ter uma série de planos de contingência para este tipo de situações. Cabe ao DM/GM estudar a situação e agir conforme achar melhor.

Por fim, não é preciso entrar em pânico nem ter ataques de frustração porque todas aquelas horas de preparação não tiveram o devido uso. Podem não ter sido usadas na presente sessão, mas nada impede que venham a ver a luz do dia num futuro próximo, podendo, quanto muito, sofrer algumas alterações.

É um tópico que intimida um pouco e que novos jogadores podem ou não vir a ponderar, mas não há problema algum. Com calma, preparação e prática, a mais surpreendente das situações irá tornar-se numa brilhante adição a qualquer aventura.