Caçada semanal #98
Demorei a fazer esta caçada e a seguinte porque regra geral quem faz estes artigos tenta que os jogos que aqui figuram tenham um fio condutor que de alguma forma os ligue. Não foi fácil encontrar o destes portanto vi-me obrigado a seguir o denominador comum mais simples e centrar no facto que os dois primeiros são jogos multiplayer primariamente e aí cai também a sua maior falha.
Dead Exit lançado recentemente no Steam, por exemplo, não é um mau TCG. Não é o melhor que joguei nos últimos anos também, mas consegue ser bom o suficiente para me fazer ignorar a temática saturada do Apocalipse Zombie. Neste caso, e ao contrário da maior parte dos jogos com este tema não o vejo a funcionar sem ele.
O objetivo do jogo é juntar cartas suficientes para escapar da nossa base. Combustível, comida, veículo e sobreviventes, a nossa base tem a secção interior e exterior e as cartas têm os mais variados fatores e habilidades (jogadas no interior ou no exterior) para defender-mo-nos até poder fugir. As coisas as combinações tácticas vão depender sempre da mão que nós vai saindo por isso compensa aprender o máximo sobre elas.
Em multiplayer o sistema é semelhante mas por existirem mais jogadores a tentar fugir não só temos que considerar um pool de recursos mais limitado, lutamos contra o tempo e possíveis traições dos nossos supostos amigos que só querem ganhar a todo o custo.
É giro, não é caro, mas de longe não é um jogo que considero que devam ir a correr comprar.
Tal como Flip Wars para a Nintendo Switch.
Este é um Battle Arena para 4 jogadores onde o objetivo é ter o máximo de peças viradas para a nossa cor. Para isso temos que correr de um lado para o outro saltando em peças para virar algumas adjacentes. Claro que é mais fácil falar que fazer, com 4 bonecos em constante correria utilizando power ups a seu favor e com arenas cujas características são extremamente variadas é um jogo fácil de gostar para uma rápida incursão.
É provavelmente um jogo cuja mira está apontada a um jogador mais infantil ou que apenas queira uns momentos de distracção e nesse aspecto consegue o seu objectivo, contudo, Flip Wars tem o mesmo problema que Dead Exit com graus de dificuldade e intensidade diferentes.
Ambos podem ser desfrutados a solo, mas no seu âmago foram desenhados para ser jogados em companhia, infelizmente como qualquer jogo novo ou menos conhecido é muito difícil encontrar com quem jogar online, em ambos os casos estive vários minutos do meu pouco tempo livre à espera de adversários sem fruto, consegui-os ocasionalmente, e verdade seja dita que na Switch há sempre a possibilidade de jogar localmente com alguém mas a falta de jogadores poderá ser a morte destes jogos que são bons e valem o seu preço mas a sobrecarga de concorrência no mercado irá provavelmente ditar que caiam no esquecimento.