Caçada semanal #97
Ou estamos a viver um segundo período dourado dos shooters clássicos, ou estamos a ser brindados com uma improbabilidade estatística em que caem novos jogos na nossa caixa de correio electrónico quase à mesma velocidade que a Administração Trump cria fake news e as defende.
Ao longo destas já 97 caçadas semanais foram algumas semanas dedicadas aos shooters, para além de artigos individuais de alguns jogos que se evidenciaram e que careceram de uma “conversa” isolada.
Esta semana temos 3 bons exemplos de shooters indie, cada um com características que os permitem destacar-se, ainda que apenas ligeiramente, num mercado que está a ficar tão saturado quanto qualquer outro.
Original Journey
Original Journey é um daqueles casos em que o título é perfeitamente revelador do que trata o próprio jogo. Original Journey é tão original quanto um jogo o consegue ser numa altura em que praticamente tudo e todas as abordagens já foram feitas.
O que salta à vista, e tem sido um dos seus grandes selling points, é o facto de toda a direcção artística ser feita em torno de desenho a grafite, dando-lhe um visual único e que funciona na perfeição apesar da escala de cinza que o cobre por inteiro pautado por pequenos laivos de verde e vermelho.
Original Journey tem aspectos de roguelite na sua interpretação dos shooter platformers. Para além da customização do nosso protagonista a partir de itens comprados ou encontrados nas missões, cada vez que saímos para combate temos de contar com uma variável curiosa: a munição.
Na tentativa de grind e progressão que temos tido percebemos que a gestão deste factor é o mais providencial para avançar nos muitos níveis que Original Journey apresenta, passando pela dificuldade das suas boss battles e pela possibilidade de instalarmos turrets para nos auxiliarem em cada nível.
Original Journey é memorável e… original. O que acaba por ser um feito para o mercado dos videojogos em geral e para os shooters em específico.
Super Rocket Shooutout
Super Rocket Shooutout é o Trainspotting se o final deste ao invés de ser o culminar de toda a pressão de Renton e a pequena vingança com parte do seu grupo, fosse um ajuste de contas entre 4 ladrões que estão muito aborrecidos uns com outros após um assalto falhado.
Depois de mais uma comparação altamente falhada da minha parte, urge a necessidade de falar porque é que passei óptimos momentos neste divertido retro shooter platformer feito por um autor sozinho no seu ainda mais solitário estúdio Oddly Shaped Pixels.
Na prática este é um arena shooter onde 4 ladrões (cada um com uma cor e micro-características próprias) anda a saltar por todo o nível com o recurso ao seu jetpack e a tentar derrotar os correspondentes comparsas de crime como vingança pelo falhanço colectivo.
O modo de história permite-nos ir conhecendo os 4 personagens e as pequenas distinções que existem entre eles, nas pequenas nuances dos personagens que existem e que mantêm o interesse neste pequeno jogo vivo.
Como seria de esperar, é no modo multiplayer e da manancial de powerups presentes nos níveis que a divertida abordagem de Super Rocket Shooutout mais brilha.
Ghost Blade HD
Depois de dois exemplos de experiências com os shooters, Ghost Blade HD é a nossa proposta mais conservadora nesta Caçada Semanal.
Este é um schmup clássico, tão clássico quanto qualquer jogo antigo do género pode ser com naves a percorrerem um espaço confinado na vertical e a ter que balancear a fina linha entre destruir tudo o que mexe e igualmente te de nos desviarmos dos padrões quase impossíveis de balas que enchem o ecrã sem qualquer embaraço.
A viver nas franjas dos bullet hells, Ghost Blade HD consegue no entanto ultrapassar a missão de ser relativamente acessível a novos jogadores, ao invés de criar uma barreira intransponível de dificuldade que mantém todos os jogadores menos os veteranos dos schmups de fora.
Com cinco níveis a culminarem em boss battles, Ghost Blade HD é uma prova que o nicho que viveu muitos anos circunscrito ao território japonês tem espaço comercial fora das fronteiras do País, e a globalização deste título e de outros graças ao Steam vem cumprir com a expansão desse objectivo.