Na sua génese, um tabletop RPG, e tal como o próprio nome indica joga-se em volta de uma qualquer mesa. Contudo, com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia, seria apenas expectável que surgissem novas alternativas a esta forma de jogar.

Se, como eu, acompanham Critical Role, então já viram as inúmeras aparições de Ashley Johnson via Skype, face às gravações da série Blindspot. O método em si visa superar o obstáculo que é a distância. Pessoalmente, numa das sessões de Dungeons & Dragons que mestro, o meio eleição é a opção de videochamada do Messenger, que é em tudo semelhante.

Uma outra alternativa que, de certa forma, recria a experiência dos bons velhos livros da série “Aventuras Fantásticas”, passa pelo uso de SMS e das redes sociais para dar vida a toda uma sessão. É claro que o ritmo não é o mesmo, mas se se enquadra nas preferências do grupo em questão, porque não?

Por fim temos uma plataforma que não só possui as mesmas mecânicas do Skype, como também permite a criação e edição de uma mesa de jogo virtual em tempo real. A plataforma dá pelo nome de Roll20, um site inteiramente pensado na prática dos tabletop RPGs e que inclui um vasto leque de sistemas e suas respectivas versões. Para além disto, há várias ferramentas que a própria plataforma disponibiliza que permitem a maior das liberdades ao preparar e a jogar uma sessão, desde de ter um mapa do terreno a ser percorrido pelas personagens dos vários jogadores há medida que a aventura vai decorrendo, a uma simples imagem de fundo devidamente enquadrada e sempre presente enquanto a narração vai sendo feita. Todos nós temos a nossa forma de jogar e o Roll20 certifica-se que a conseguimos pôr em prática. Para além disto, se estiverem à procura de um grupo, há toda uma série de grupos públicos mais que interessados em receber novos membros.

Face a isto, grandes problemas do passado como a distância e a incompatibilidade de horários deixaram de ter a mesma magnitude, podendo ser resolvidos ligando um qualquer computador, tablet ou telemóvel.

Uma coisa é certa, nunca foi tão fácil reunir um grupo de jogo.