A série XCOM é por si só um ícone no mercado dos videojogos, as novas versões então estão consensualmente fabulosas. XCOM 2 tal como o João Machado referiu, “fantástico e indispensável” mas quando achamos que o jogo já está muito bom e possíveis DLCs trarão muito pouco de novo, somos surpreendidos com War of the Chosen.

Por um valor idêntico a um jogo para a Nintendo DS podemos adquirir este DLC, mas assim que começamos a joga-lo rapidamente nos apercebemos que isto poderia ser claramente um standalone mais pequeno de XCOM, mas na realidade é um DLC. Porque faço eu esta comparação? Bom é que o DLC traz TANTA, mas TANTA, mas TANTA coisa nova e diferente que a versão original torna-se num jogo diferente e bem mais completo.

Falando da storyline sem spoils críticos, a nossa história era linear: a resistência XCOM contra os Advent, mas em War of the Chosen são-nos introduzidos 3 novos clãs que também lutam contra os Advent mas não colaboram entre eles, e a nossa função é recrutá-los para a nossa demanda. Cada um desses clãs dá-nos uma classe de soldado completamente nova, skills, características e jogabilidade distintas das já existentes. As skill trees são mais vastas e é introduzido um sistema de APs para comprar skills em que cada soldado tem a sua pool de APs mas existe uma comum chamada de XCOM pool, permitindo assim comprar mais skills em certos soldados.

Outra das novidades é a existência de um sistema de laços (bond) entre os nossos soldados, que consiste em 2 soldados que fazem missões juntos passaram a criar um laço relacional que em futuras missões terão skills de entreajuda, mas apenas um para o outro.

Bom, até agora já parece um bom novo conteúdo para um DLC mas cá vamos nós ao resto: com estes 3 novos clãs também existe um quarto clã mas este Advent que são os Chosen, que dão nome ao DLC, que são membros especializados em missões de assassinato. Então, tanto ganhamos várias missões relativas a estes novos inimigos, como também eles podem aparecer numa missão que faça parte da história antiga, como se a história nova e a antiga fossem apenas uma.

Para além disto, existe mais uma série de upgrades de armas e armaduras, uma nova sala dentro da nave que serve para enviar soldados em missões especificas nas quais não temos qualquer ação a não ser escolher qual fazer, e ainda um sistema de bónus e traits que vão sendo desbloqueadas ao longo do jogo.

A versão base já me tinha dado horas e horas de divertimento, inclusive o mod fanmade Long War mas este DLC quase que faz com que esse mod se torne desnecessário. Neste momento ainda não terminei a minha War of the Chosen de uma ponta à outra, mas se o XCOM 2 já era indispensável, neste momento jogá-lo sem War of the Chosen é quase como ter um Ferrari e um Fiat na garagem mas optamos por conduzir o Fiat porque o Ferrari gasta muito combustível.