É usual criticarmos a vacuidade que habita a biosfera do YouTube em Portugal. Trapezistas que utilizaram o gaming como rampa de lançamento mas cujo conhecimento real e efectivo do mercado e desta área que apaixona (genuinamente) tanta gente é ínfimo. Felizmente que as tendências do mercado conduziram a que nos nossos ‘tubers migrassem para outro tipo de conteúdo, que à falta de melhor catalogação pode ser definido como “cenas” e grande parte do público mudou com eles. Passada a poeira deixada por eles ficaram apenas aqueles que realmente têm os videojogos como parte da sua estrutura pessoal.

Fazer jornalismo de gaming não é rentável. Fazer crítica muito menos. Desenvolver um mini-documentário sobre a carreira de uma das pessoas mais influentes e mais esquecidas do mercado dos videojogos também não. O Rui Parreira, que os nossos leitores conhecem por algumas participações esporádicas em escrita aqui no Rubber e por algumas (infelizmente raras, por vicissitudes de tempo da nossa parte) colaborações vídeo connosco, desenvolveu um mini-documentário no seu canal de YouTube Split Screen sobre a vida de Gunpei Yokoi, mentor de Miyamoto e um dos mais esquecidos criadores de videojogos, e que, como podem comprovar pelo vídeo que o Rui fez, é indubitavelmente um dos mais responsáveis pela definição do mercado de videojogos do pós-crash.

Não há muito conteúdo deste em português, muito menos em Portugal, mas mais do que os parabéns pelo excelente conteúdo, temos acima de tudo de admirar a persistência do Rui Parreira, que depois de quase 20 anos de jornalismo ainda acredita, de forma romântica, que é na qualidade e no conteúdo que se poderá encontrar alguma sustentabilidade.

Infelizmente tanto ele como todos nós sabemos que não é bem assim.

Que fique com este documentário um exemplo do que poderia ser o nosso microcosmos de YouTube de videojogos, e não só.