Caçada Semanal #120
Se vos apeteceu instantaneamente cantar a célebre música dos Beatles, não desesperem: isso também nos aconteceu. Substituir as múltiplas vozes de Lennon por “Steve Jobs in the skyyyyyy, playing golf”. Ficou-vos na cabeça não ficou? A nós também.
Os 3 indies da semana não têm pontos de toque, mas isso não importa.
Computer Tycoon
Sem ler nada sobre este jogo em Early Access do estúdio Progorion era mais um competidor de jogos meta sobre game development, criando mais uma vez aquele círculo estranho entre game development para criar um jogo sobre game development.
Mas Computer Tycoon pega nesse círculo meta de outros tycoon e eleva a outro degrau ainda mais meta, num meta ao quadrado, criando um jogo de gestão e desenvolvimento de computadores.
Em Computer Tycoon estamos a reviver a História da computação, começando a nossa companhia nos 1970s e tendo de evoluir e desenvolver a tecnologia até chegarmos às potencialidades de hoje e mais além.
Apesar de muitas das funcionalidades (e visual) de Computer Tycoon revelarem o seu estado actual em alpha, há uma grande densidade em informação de tecnologia que pode até ser demais para quem não tenha um conhecimento assim tão profundo de todos os elementos que compuseram os computadores desde os seus primórdios. Computer Tycoon é interessante mas ainda tem muito caminho a percorrer até poder cumprir-se como um excelente jogo de gestão. Mas diferente já ele é.
Glo
Quando um jogo em que controlamos um pequeno quadrado num jogo composto por pouco mais que um fundo branco e uma parte frontal negra tem mais conteúdo do que muitos dos jogos que nos chegam às mãos, isso significa muito para a indústria ou para esse próprio jogo. Ou para ambos.
Glo é um puzzle platformer curioso em que o nosso protagonista é um quadrado, e que tem de encontrar o seu caminho pelo pequeno grande twist do jogo: todo o ecrã está “às escuras” à excepção de uma área em torno do quadrado.
Para encontrarmos o nosso caminho podemos disparar pequenos tiros que iluminam o seu trajecto numa pequena área à sua volta e que tem de ser usado também para derrotar cada um dos 4 bosses que nos aparecem ao longo dos 100 níveis que compõem Glo.
Sim, boss fights, e das muito difíceis. Aliás como todo o jogo, que se revela uma excelente e desafiante aposta minimalista por perto de 5€.
Ballistic Mini Golf
Continuando na tónica dos 5€ encontramos Ballistic Mini Golf, mais um jogo de golf a chegar ao Steam em Early Access e que poderá ter alguma dificuldade em afirmar-se perante tanta competição que tem atolado a plataforma.
Para além de misturar elementos mais futuristas como forma dos developers justificarem que este não é apenas mais um jogo de golf, Ballistic Mini Golf tem já neste momento em alpha um visual aprimorado, muito graças ao uso e abuso de motion blurs.
Mas como todos os jogos do género, ou é uma aposta segura e se torna um verdadeiro buraco de tempo (perceberam a piada?) e diversão ou é apenas mais um jogo como centenas de outros que existem. Neste momento não existe justificação forte o suficiente para a compra deste jogo, mas aguardemos até à final release.