“Winner Winner Chicken Dinner” é talvez uma das frases mais marcantes do ano, culpa de um indie cujo os números têm feito inveja a muitos tubarões mais velhos na indústria. Falo claro, de PlayerUnknown’s Battlegrounds ou PUBG para os amigos.
O jogo de formato battle royale mais famoso do momento foi lançado inicialmente em Março no formato Early Access na Steam bem como para o seu homogéneo Xbox Game Preview na Xbox. Desde esse momento, profissionais e público em geral ficaram rendidos à fórmula não tão inovadora quanto por vezes se faz sentir mas em todo o formato, muito melhor implementada do qualquer antecessor.
Apesar da qualidade evidente do “pequeno” jogo da Bluehole, visionado pelo famoso modder Brendan Greene, ninguém podia esperar o que aí vinha. 7 Guinness World Records entre eles, “jogo em early access mais rápido a atingir 100 milhões de dólares em vendas” e “primeiro jogo a atingir 2 milhões de jogadores em simultâneo na plataforma Steam”, os restantes prémios prendem-se com comparações directas aos jogos da Valve, habituais recordistas de números na Steam, impressionante ainda assim. De reter que os 2 milhões não foram uma situação de um dia em que todos os jogadores fizeram login ao mesmo tempo mas sim um número diário, tendo o jogo no seu pico quase batido a barreira dos 3 milhões de utilizadores.
Para quem possa achar que foi uma moda do momento, a verdade é que os números impressionantes continuam a crescer e em Novembro fora anunciada a meta dos 20 milhões de unidades vendidas, na Steam apenas.
No início de Dezembro deste ano foi lançado oficialmente PlayerUnknown’s Battlegrounds para Xbox One e dias mais tarde, lançado finalmente fora da bolha Early Access no Steam.
Apesar do lançamento atribulado na plataforma Xbox, devido a alguns problemas de server lag e falhas de optimização por parte do developer do jogo, não foram problemas suficientes para abrandar este comboio de alta velocidade com destino a grandeza. É preciso ter em conta que até agora todos os problemas do jogo foram resolvidos o mais rápido possível e quando não são resolvidos de imediato, são apontados publicamente pela empresa responsável, a Bluehole, o que instalou um clima de confiança entre a cliente e empresa.
30 Milhões é o número mais recente que tem sido atirado cá para fora, sendo que pouco mais de 26 milhões de jogadores é a conta de vendas na plataforma Steam, ou seja, em pouco menos de um mês já foram vendidas cerca de 4 milhões de cópias do jogo na sua nova plataforma, tendo na Xbox One X uma forte possibilidade de expansão já que rivaliza performance com algumas “PC builds” de média-alta gama.
Estando o número de utilizadores na Steam a alcançar valores que dificilmente serão batidos por muitos anos, será que veremos o mesmo acontecer na Xbox?
A prova de sucesso está lá, os números estão lá e agora o desafio dobrou com o lançamento nas plataformas Xbox, Xbox One S e a mais recente na família, Xbox One X.
É caso para dizer, “GG WP” ou “good game well played” para os mais leigos.