Nota do Editor: este artigo é fruto da investigação e de testes práticos levados a cabo pelo João Machado. Nem o Rubber Chicken nem o autor do texto incitam ou aconselham a utilização de alguns destes métodos, e servem apenas como representação das possibilidades infelizmente consentidas pela Valve com o seu Mercado interno e paralelo.

Há toda uma economia paralela no Steam, providenciada e permitida pela Valve, que apesar de estar a mudar algumas regras e processos continua a permitir que actos ilícitos ou rendimentos deles sejam feitos porque lucra com isso, como muitos bancos e reguladores dos mesmos. Não é uma economia paralela como habitualmente falamos, de fuga aos impostos mas sim de mais de uma maneira de fazer dinheiro em várias frentes, com vários beneficiários e até ver, poucos ou nenhum prejudicado, que eu tivesse visto na maioria dos casos.

Eu comecei a reparar nas possibilidades disto há cerca de um ano quando comecei a coleccionar trading cards e badges no Steam, depois de me perguntar durante muito tempo porque raio é que há um Steam Level e pontos de XP. Porque é que de vez em quando me apareciam aquelas trading cards sem razão nenhuma, não eram achievements, não fazia nada específico para as ganhar, só ficavam ali no inventário. Investigando mais percebi que podiam ser trocadas, já que algumas eram repetidas para fazer o conjunto necessário para ter o Badge, e depois vi que podiam ser vendidas, não por dinheiro propriamente real mas dinheiro virtual que pode ser utilizado em outras compras na plataforma, dava para comprar outras cartas que não conseguíamos através de troca mas também para comprar jogos, juntando o suficiente para tal.

É óbvio que para isto funcionar é preciso ter um número considerável de jogos que providenciem cartas, e estes são comprados porque os grátis não dão, portanto não é totalmente grátis, mas como muitas vezes jogos que dão cartas estão incluídos naqueles simpáticos bundles de €1, é mais que possível que a longo prazo renda alguma coisa. Outra coisa boa é ter um nível elevado de Steam, quanto mais alto, maior a probabilidade de ter booster packs ocasionais de cartas. Este é um bónus mas não é essencial.

Quando recebemos cartas podemos colocar as mesmas à venda rende-nos um X mínimo de €0.01 por uma venda de €0.03 (já lá vamos). Mas há cartas que podem ser vendidas por muito mais, acho que a que me rendeu mais dinheiro foi muito perto de €1, e quem diz cartas diz os wallpapers e emoticons de quando fazemos um badge (usar as cartas para isto não é uma perda total de dinheiro). Entre 1 de Dezembro de 2017 e 3 de Janeiro deste ano vendi mais de 100 cartas, wallpapers e emoticons totalizando €6.47, com esse “dinheiro” comprei nos saldos de inverno Injustice: Gods Among Us, Portal e Divine Divinity sobrando-me €0.02. Não parece muito, mas não é a primeira vez que compro jogos com os meus “rendimentos” de cartas no último ano, e basta pensar nisto numa perspectiva mais longa, foi só um mês e há muitos artigos que ainda não foram vendidos… Ka-ching! Não é?

Mas como é que isto é feito e porquê, quem ganha com isto?

Respondendo de trás para a frente:

Todos ganham, mas uns mais que outros.

Porque todos ganham e uns ganham mais nisto que nos próprios jogos.

Como… bem… aqui é que a porca torce o rabo mas é uma viagem interessante.

Já repararam que aqueles joguinhos de merda, sim são jogos de merda, muitos nem sequer são dignos do nome de jogo, têm sempre cartas associadas? Muitas vezes para fazer um badge tem que ser 12, ou 15 ou pelo menos 10? Já viram que a maior parte do shovelware tem isso? É porque eles ganham mais nas vendas paralelas do material de jogo do que no jogo (na minha opinião). Como disse acima, por cada venda de €0.03 o vendedor, ou seja nós, ganha €0.01 porque há mais partes envolvidas, tanto o produtor/distribuidor do jogo como a Valve também recebem €0.01 cada um, mas acima disso por cada venda o produtor/distribuidor ganha 10% e a Valve 5%, portanto se venderem uma carta a €0,50 já ganham €0.44 enquanto cerca de €0.05 vão para o produtor e €0.01 para a Valve (arredondados), não parece muito pois não? É coisa pouca, o que é que 1 cêntimo ou até 5 quando eu ganho 44? Mas é apenas da nossa venda, multipliquem isso por todas as vendas de cartas feitas todos os dias, no mundo todo, durante meses e meses, são muitos cêntimos… é por isso que o Kevin O’Leary do Shark Tank mete sempre royalties nos seus negócios, com tempo, gota a gota dá para encher muito garrafão.

Pensem que se calhar o gajo que me compra uma carta a €0.03, depois vende-a a €0.05 e quem a compra a esse valor vende-a a €0.10, e por aí em diante, sempre que há uma venda eles ganham mais dinheiro, mais umas gotas no garrafão, é diabolicamente genial… Por exemplo meti umas cartas de um shovelware à venda por €0,05, mais ninguém as vendia, foram todas compradas por uma gajo com um nível 107 no Steam. Depois disso cada uma estava à venda por €0.40. Será que as vende? Não sei, há pessoas que pagam quase €2000 por um iPhone 2017 com tecnologia de Android de 2014…

Portanto é por isso que isto acontece, é por isso que há tanto shovelshit no Steam, o tio Gabe vai enchendo os bolsos com isso. Tudo bem que as regras mudaram para as vendas de cartas agora, e só ao fim de algum tempo é que jogos novos têm as cartas desbloqueadas assim como alguns produtores foram retirados e banidos da plataforma, mas é tarde demais, isto já dura há anos e vai continuar de uma maneira ou de outra. Esperarem para confirmar que o jogo está mesmo a ser comprado e não são bots a correr os jogos não muda absolutamente nada. Muitas das cartas que vendi foram de jogos que nunca joguei, apenas tinha os jogos a correr no background do PC enquanto escrevia artigos, lia algo ou via videos. Depois de recolher as cartas, desinstalava-o e nunca mais lhe tocava. Mesmo que tivesse o PC só a correr jogos para isso, provavelmente o custo de electricidade era menos do que ganhava com a posterior venda das cartas, dando-me um “lucro” menor, mas um lucro de qualquer maneira.

É assim a economia paralela de Steam, mas apesar de ser menos correcta não tem nada de ilegal, ou pelo menos não é possível fazer nada de ilegal com isto, mas há outro lado, um lado mais escuro neste mundo. Team Fortress 2, Payday 2, Dota 2, CS:GO, H1Z1, PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUND e outros jogos possuem itens que são muito apetecíveis por vários jogadores (não faço ideia porque não jogo a nenhum deles, sei o suficiente e estudei o Steam Market que chegue para perceber como funciona). Olhemos por exemplo para um artigo tão simples como uma skin de jogador em PUGB, mas podiam ser skins de armas de CS:GO ou uma infinidade de artigos, enquanto escrevo estas linhas o preço de venda mais barato dela é €29.09, e o mais alto que alguém está disposto a pagar é €27.10. Estamos a falar de €30 quase. €30. Em alguns locais dá para alimentar uma pessoa durante uma semana num artigo virtual. Mas isso não é o propósito deste artigo, a razão é outra. Porque tal como este há vários itens que podem ser vendidos e comprados a vários preços. Mas é só com estes que dá para traduzir este dinheiro virtual em dinheiro real.

E é aqui que entra a possibilidade de lavagem de dinheiro apesar de não acreditar que aconteça, o título é um bocado clickbait, mas é uma possibilidade. Ou pelo menos de outros crimes como burlas. Há várias técnicas que utilizam softwares próprios como por exemplo o Sharking, que consiste em ter uma lista de jogadores, do seu tempo de jogo e itens. Daí é fácil ver os novatos que não têm consciência do que lhes caiu no colo e fazer uma oferta aliciante, talvez metade do “valor real” do artigo ou menos. Como quem não sabe é como quem não vê, aceitam pensando que estão a ter lucro fácil (e estão) mas no fundo estão a perder bastante. Tal como esta existem outras técnicas, que não vou divulgar aqui, seria o mesmo que explicar como se faz um “Velho Amigo”, uma “Mina de Ouro” ou até um “Toque de Classe”, não vou estar a explicar como se cometem crimes, fiquem só cientes que há e vos pode acontecer.

Porque é que é quase impossível que haja lavagem de dinheiro no Steam? Que seria tecnicamente limpeza a vapor… percebem… Steam Laundry…

Piadas secas à parte para aliviar o ambiente, é difícil que haja, porque as contas de um ou outro jogador teriam transacções excessivas e isso levantaria muitas dúvidas, a Valve pode ser permissiva mas também não é permissiva a esse ponto, até porque se existir suspeita de um crime financeiro sem ser denunciado é crime também, podem confiar em mim, sei do que falo porque faz parte do meu emprego.

Não havendo lavagem de dinheiro, pode haver crime?

Sim, pode. Se tivermos imaginação e conhecimento suficiente.

Digamos que “encontramos” um cartão de crédito. Chegamos a casa e vamos ao mercado ver artigos como estes:

Gastamos os valores mínimos para comprar estes artigos e outros desejáveis até o máximo possível rapidamente antes de o cartão ser cancelado. E depois esperamos uma semana (método de segurança muito pouco seguro da Valve). Ao fim de uma semana vendemos os artigos, e esse saldo vai para a nossa Steam Wallet. Podia ficar por aqui, mas não fica, o dinheiro não está preso na Valve, há várias maneiras como por exemplo a SkinWallet (meto aqui o nome porque uma rápida busca Google dá várias hipóteses, já os softwares para Sharking há poucos, não vou facilitar isso), que converte saldo de vendas destes jogos no Steam para uma conta Paypal, e a partir daí é dinheiro limpo, transferível para a nossa conta do banco e utilizável para aquelas coisas pouco importantes como contas e alimentação. Não é o suficiente para lavagem de dinheiro mas pode ser muito lucrativo para quem compre dados de cartão de crédito pirateados. Nem é preciso ir aos artigos caros, pequenos artigos que comprem e consigam vender por metade ou até um quarto do que foi gasto a comprar podem dar lucro suficiente para ser rentável. Tal como isto há mercados alternativos fora do Steam Market, fóruns privados, e outros. 

Não só isso há todo um jogo externo que se pode fazer com divisas reais. Imaginem que eu vivo na Malásia onde €1 vale 4.8 Ringgits. Posso criar uma conta europeia no Steam e vender os meus itens em Euros, depois de os transferir para a Paypal, ao transferir para a minha conta na Malásia em Ringgit o meu dinheiro multiplica. Com 10€ dá para 3 pessoas terem uma óptima refeição fora lá. Outros países, outras divisas, outros “truques”…

Há mais na Valve do que aparenta à vista, como costumam dizer “Por trás de uma grande fortuna está sempre um grande crime” talvez não seja intencional, mas é no mínimo permissivo. Sinceramente não sei o que é pior, acho que preferia que fosse intencional, ao menos aí podia tentar respeitar a escolha…

*Disclaimer – Apesar de ter testado o suficiente para a primeira parte do artigo relativo a cartas, toda segunda parte acerca dos itens de jogo e Paypal foi construída apenas através de investigação teorica.