Acredito que Of Mice and Sand: Revised faz referência ao poema “To a Mouse” do autor escocês Robert Burns especificamente aos versos:

The best-laid schemes o’ mice an ‘men

Gang aft agley

Ou em inglês mais actual:

The best laid plans of mice and men

Often go ugly

John Steinbeck também escreveu “Of Mice and Men” que toca precisamente nessa ideia, não importa o quanto se prepare ou planifique há sempre algo que pode correr mal, há sempre factores de risco inesperados que estragam em segundos o que muitas vezes demorou anos a desenhar. É disso que trata Of Mice and Sand: Revised, planos que mais cedo ou mais tarde vão falhar.

Um jogo de estratégia e gestão com um toque de fantasia distópica em que controlamos um grupo de ratos no seu veiculo habitacional e exploramos as vastas e inóspitas regiões de um perigoso mundo novo. O seu estilo retro 16-bits assenta-lhe bem tendo em conta a leveza do jogo. Há bastantes semelhanças com outros do estilo desde Fallout Shelter a Project Highrise ou um dos indies que mais gostei nos últimos anos The Sentient. Os nossos ratos pegam no seu veículo e exploram o mundo em busca de recursos que depois transformam em melhores recursos e aumentam a sua capacidade de transporte. É simples mas é ao mesmo tempo altamente viciante, como é característica de um jogo deste estilo minimamente bem feito. Uma nota adicional é que o jogo pode ser jogado em qualquer modo mas idealmente em portátil com os Joy-Cons acoplados ao ecrã.

Se há tantos jogos semelhantes por aí, e alguns “grátis” em plataformas mobile, porquê pagar €9.99 por Of Mice and Sand: Revised? Para ser sincero não sei dizer, estou a gostar do jogo mas não posso afirmar que tenha algo que o destaque dos seus pares. Ter o jogo completo sem microtransações e afins é altamente positivo (até me custa acreditar que chegámos a um ponto na história desta indústria que o facto de não existirem técnicas de casino num jogo é um ponto a louvar) mas também é aquele equilíbrio ilusório que nos faz acreditar que estamos a fazer tudo bem, que a nossa ideia de um veículo habitacional está tão próxima da perfeição como possível até encontrar um dos vários obstáculos que nos farão mudar os nossos planos. E isso é muito bom, porque o jogo nunca se torna chato. Tanto o crafting de recursos como de divisões/unidades é complexo o suficiente para não fazer do jogo simples demais, é difícil o suficiente para ser desafiante sem frustrar.

Of Mice and Sand: Revised é interessante e deve ser mantido debaixo de olho para na pior das hipóteses comprar em saldos.