Lembram-se do Contra?

E do Mega Man?

E do Metal Slug?

Também o criador de Clash Force se deve ter lembrado.

Se procuram uma alternativa mais fácil, barata e acessível penso que possam dar uma chance a este pequeno jogo, muito baseado quer artística quer mecanicamente nesses clássicos que acima referi. O malvado doutor Crackman povoa o planeta com uma horda de robôs que não param para fazer perguntas.

A última solução do mundo parecem ser três animais antropomórficos com nenhuma característica diferencial entre si para além do aspecto físico.

Se acho o Clash Force bom? Não propriamente.

Se acho o Clash Force mau? Não de todo.

É apenas simples.

Se o Mega Man for um piano, o Contra uma guitarra eléctrica e o Metal Slug uma bateria, Clash Force é…

…um triângulo de ferrinhos.

Não aconselho de todo a dificuldade normal para iniciar senão passam o jogo em cerca de uma hora, mas a dificuldade Hard, com maior número de adversários, algumas mecânicas de perigo extras e número mais limitado de vidas é a melhor aposta. Senão saltem logo para a Expert que o desafio aumenta consideravelmente.

São 21 níveis de música retro, água, caves, túneis, vagões e o ocasional encontro com o Crackman em pessoa.

Existem vários upgrades para as armas, ganhos ao estilo Metal Slug (destruindo pequenos drones que as carregam sobre nós).

O “selling point” de Clash Force acaba por na minha opinião ser também uma das suas maiores falhas, a simplicidade implicou bastantes cortes de jogabilidade, nomeadamente a mira multi-direcional (ou disparas para a esquerda ou disparas para a direita), pequena variedade de armas, demasiada facilidade para tão poucos e tão pequenos níveis.

Principalmente porque o jogo grava automaticamente sempre que passamos um nível, o que faz com que perder no nível seguinte não seja punição suficiente. Para não falar que temos um “mini-game” entre cada nível que consiste saltar para apanhar um power-up, ou um escudo (que para além de evitar a perda de uma vida, faz com que a arma não seja perdida devido a levarmos dano como é costumário).

Mas como entra nas secções de Budget Games não posso criticar demasiado este Clash Force, por 5€ sem sequer estar em desconto é garantido algum tempo bem passado, principalmente se não formos experts no Run-and-Gun, a música traz consigo alguma nostalgia dos tempos da Sega Mega Drive, o aspecto gráfico é apelativo e a jogabilidade apesar de simples é sólida. Não é muito demorado portanto no pior dos casos é um must-buy quando estiver em desconto.

(mini-desabafo) SÓ PEÇO É AOS DEVELOPERS QUE IMPLEMENTEM UM AUTO-FIRE, ESTAR UMA HORA A CARREGAR INCESSANTEMENTE NO BOTÃO DE DISPARAR PORQUE NÃO TEM DISPARO AUTOMÁTICO DEVE TER CAUSADO CÃIMBRO-TENDINITES-DE-ATLETA nos dois dedos que fui usando para o botão de disparar.