Son of a Witch é um jogo action-roguelike produzido pela Bigosaur. É um jogo com o seu ar infantil e fofinho com gráficos bonitinhos que nos lembram a era dos Pinypons, isso e por na nossa cabeça uma série infindável de jogos de palavras com o próprio titulo do jogo – Son of a Witch.

Mas tudo isto define apenas o primeiro impacto, o fogo de vista. Tem um aspecto engraçado e agradável mas será que é um bom jogo? Será que nos dá algo que justifique utilizar parte do nosso tempo com ele?

Fomos jogar. Reparámos logo à partida que jogado com o comando em vez do teclado o jogo é bem melhor.

Antes de ser Son of a Witch tinha este titulo

Son of a Witch oferece-nos uma variedade de modos de jogo, alguns para um jogador e outros de multi-jogador, quer em local co-op como online. Online revelou-se como em outros jogos, difícil conseguir partidas sem conhecer alguém que tenha o jogo também. Chegado ao jogo, rapidamente entramos na acção e somos embalados na sensação de facilidade, os controlos são fáceis e intuitivos e o gameplay em 8 direcções familiar e confortável ilusão que se desfaz com prontidão, Son of a Witch é fácil de pegar mas não é um jogo fácil de bater. Começamos e lá vamos nós procurar a mom que foi levada para o castelo pelos guardas do rei.

A história é leve e em boa realidade não importa, de nada serve senão para dar mais um pouco de cor a um jogo repleto de acção. Son of a Witch é um beat’ em up que conta com diversas mecânicas de jogo interessantes. Mapas gerados aleatoriamente, os 24 bosses também vão aparecendo de forma aleatória assim como mobs, lojas e NPC. Este aspecto permite uma maior longevidade e rejogabilidade.

Temos à nossa disposição uma grande panóplia de items, poções, pergaminhos, animais de estimação e armas que nos vão dando opções variadas e algumas indesejadas, como a caneca de cerveja que bebemos avidamente e que nos dá um belo upgrade apenas com o contra de nos colocar os comandos ao contrário. Este é um dos muitos momentos para rir um bocado pois a nossa personagem parecia de facto embriagada. São estes pequenos pormenores que trazem divertimento extra a este pequeno indie, ainda que em consequência normalmente recebamos uma morte de volta.

À nossa disposição estão vários tipos de montada e todas elas trazem algo de novo à equação. Quem nunca quis montar um porco ou javali!? Estão também disponíveis algumas variedades de classes: cavaleiro, bárbaro, feiticeiro, curandeira, pyromancer, arqueiros vivos e mortos. Temos variedade e uma bom balanceamento de classes, todas elas dão algo diferente, embora as classes de combate corpo-a-corpo tenham alguma desvantagem, todas oferecem algo diferente mantendo viabilidade de jogo. No inicio temos apenas uma classe para jogar e todas as restantes  têm de ser desbloqueadas. Son of a Witch está recheado com side quests e é através destas e de alguns desafios, que vamos ter acesso às novas classes.

Onde Son of a Witch realmente brilha é quando ligamos o segundo (ou terceiro e até mesmo quarto) comando e nos dedicamos a uma experiência co-op. No meu caso adicionei o meu filho à aventura e tornou-se muito mais divertido juntos. Cumprir o objectivo de bater o jogo foi partilhado e toda a experiência desde divertido brawler ganhou outro divertimento quando jogado a dois.

O ponto critico é que o jogo tem que ser batido de uma empreitada só, não tem save, não tens várias vidas nem checkpoints, acabas sem morrer (antes do jantar) ou não acabas! Por vezes é frustrante mas por outro lado, é o que lhe dá sabor, é daqui que extraímos aquela sensação saborosa de bater o jogo que nos deu cabo da paciência. Isto leva-me à infância, à altura em que os jogos tinham de ser conquistados de uma só vez e em que as saves eram apenas um desejo profundo. Este aspecto pode ser algo que afastará muita gente mas os que ficarem darão muito mais valor por este mesmo motivo.

Son of a Witch é um jogo bem conseguido, consegue atingir o que se propõe a fazer, é um indie ao qual podemos voltar de tempos a tempos. Devido à sua mecânica de geração aleatória pode ser procurado em diversas ocasiões e ser sempre diferente e divertido. Está disponível na Steam por 11.99€ o que é um valor um pouco acima do que gostaria de ver, não obstante é uma aquisição segura.