Caçada Semanal #167
Esta Caçada Semanal é um bocadinho atípica. Regra-geral utilizamos a rubrica A Hora do meh para falar de jogos que não aquecem nem arrefecem, que não são bons, nem maus, apenas são, e não deixam propriamente saudades. Mas os jogos do qual vamos falar esta semana até poderiam entrar nessa zona não fosse o facto de serem boas ideias e que nós acreditamos que com um pouco mais de desenvolvimento consigam chegar mais longe do que estão neste momento.
São 3 indies em Early Access que neste momento não são nada de especial, mas que o podem vir a ser. Basta que os devs consigam afinar as suas fragilidades.
Virtual SlotCars
Há coisas que são (à falta de melhor expressão portuguesa) verdadeiros blasts from the past. Foi o caso de Virtual SlotCars, um jogo de carros de corrida que me relembrou a minha velhinha pista modular com dois comandos a corresponderem aos carros: um vermelho e um amarelo.
Lembro-me de em muito pequeno ter duas dúvidas em relação aos carros da minha pista: a primeira é porque é que eles iam rápido e depois saltavam fora, a segunda é como é que alguém vencia nestas corridas se os carros andavam a velocidades iguais. É claro que a resposta para as duas perguntas era a mesma: tudo dependia da velocidade com que carregávamos no comando, com o risco/recompensa de acelerar nas curvas associado.
Virtual SlotCars quer ser o maior simulador de carros do género, com muitas customizações disponíveis que justifiquem a experiência detalhada que querem trazer para algo com o qual tanto brincámos em miúdos. Sejam as afinações dos comandos de aceleração, ou a manutenção e revisão das pequenas partes de cada carro ou a construção das nossas próprias pistas.
Esta talvez seja a característica de Virtual SlotCars que mais me tem enchido as medidas, muito graças aos sonhos de pistas com curvas e contra-curvas, elevações e declives que imaginei em pequeno e que não pus em acção por falta de peças para tal.
Virtual SlotCars é talvez o jogo já mais perto do seu potencial desta Caçada Semanal, e é aquele que menos “competição” tem dentro do seu micro-nicho. Um título indicado para os saudosistas das pistas de corridas.
Hypertrain
Ou o sonho molhado de Sheldon Cooper, se ele não se tivesse tornado uma cópia estilizada de um personagem desinteressante. Em Hypertrain temos duas camadas de jogo: uma em que conduzimos um comboio-bala por um sistema quase surrealista de carris, e outro onde temos missões para cumprir, uma cidade para gerir e upgrades para fazer.
Parece uma ideia estranha? É porque é.
Em Hypertrain temos dois caminhos distintos que podemos seguir: ou começamos a gerir e a melhorar a cidade de forma a que a metrópole onde circulamos com o nosso comboio seja próspera e nos vá dando recursos para melhorarmos o nosso veículo. Ou podemos, se nos sentirmos suficientemente endiabrados, apostar numa vida de crime e atacar outros comboios para lhes roubar os seus recursos, ainda que isto nos ponha literalmente a cabeça a prémio para outros maquinistas.
Para além de podermos construir a nossa própria pista, ainda há missões para cumprir, de transporte de pessoas e mercadorias. Nada de muito complexo para além de básicas fetch quests, mas que pelo meio do ar muito inacabado deste jogo em Early Access mostra uma série de ideias diferentes que podem vir a dar-lhe uma voz única.
Save Your Nuts
Não fosse pelo trocadilho do título que nos fez instantaneamente dar-lhe alguma atenção, mas Save Your Nuts quer ser um party game que nos coloca numa arena a controlar diversos esquilos que se digladiam por avelãs.
Numa era de excesso de Battle Royales, Save Your Nuts quer ser algo diferente, trazendo para a equação um jogo baseado em Física, onde o irrealismo dos safanões que damos aos outros esquilos são risíveis, mas também demonstram a pouca afinação mecânica do jogo. Ser um jogo com grande influência da Física é algo interessante, mas só funciona se tudo estiver devidamente aprimorado, ao ponto que a coisa é menos um jogo de 3D do início do milénio (que é o que Save Your Nuts é neste momento) e uma excelente utilização de princípios de gravidade e afins.
Ainda não sabemos quanto vai custar este jogo, mas a grande certeza que existe agora é que se Save Your Nuts é descontraidamente divertido, roubando umas gargalhadas fáceis com as suas situações que nos fazem o que aconteceria se o esquilo do Ice Age caísse de pára-quedas em Fortnite (perceberam o trocadilho?). Mas muito pouco mais que isso. Se vier a custa menos de 2€ é uma boa aposta para uns momentos diferentes no sofá com os amigos.