Parece que não podemos falar bem da EA sem que alguém venha estragar-nos umas semanas de paixão pela companhia. Neste caso foi Mark Darrah, um dos developers de Mass Effect Andromeda (e que está agora a trabalhar em Anthem) numa entrevista ao GameInformer acabou por sacudir a água do capote do tremendo falhanço de Mass Effect Andromeda dizendo que o jogo foi lançado ao mesmo tempo que outros 5 RPGs, especialmente Breath of the Wild.
É curioso ver em pleno 2018 um criador a justificar de forma tão gritantemente ridícula aquilo que foi um dos piores lançamentos high profile dos últimos dois anos, num jogo que não só defraudou grande parte das expectativas de todos como ainda por cima deu a ideia de que a sua baixa qualidade e insipiência narrativa eram resultado dos melhores recursos humanos da Bioware terem sido recondicionados para Anthem. Ficando Andromeda a ser desenvolvido por um número reduzido de criadores e quiçá pelo pessoal em estágio curricular que andassem lá pelo estúdio.
Mas já pouco disto faz notícia quando o próprio Presidente dos EUA diariamente lança desculpas tão esfarrapadas que penso que nem os media liberais têm sequer força de reserva para o refutar. A separação de crianças e pais imigrantes é culpa dos Democratas, o conluio com a Rússia é culpa de Hillary, a aposta na Space Force é para combater o Space Isis. Portanto a desculpa do Mass Effect Andromeda não ter corrido bem por culpa do Zelda nem é muito ofensivo, se tomarmos os outros como exemplo.
Mass Effect Andromeda não está sequer no mesmo patamar de qualidade do pior momento de qualquer um dos seus antecessores, e a areia que Mark Darrah nos atira para os olhos é apenas sinal disso. Por outro lado este desabafo frustrado do criador serviu-nos de exercício criativo para uma série de desculpas igualmente plausíveis. Só temos pena que as nossas desculpas inventadas não estejam no mesmo nível de “lata” da de Darrah, mas davam boas manchetes e muitos cliques.

Also sprach Huckabee Sanders