Gostaram de ver as vossas galinhas de borracha favoritas a comentar a E3 deste ano? (finjam que sim para isto não parecer estranho) Pois se gostaram fiquem sabendo que as nossas caras estavam belíssimas, não só graças aos nossos genes supra-evoluídos mas também graças à nossa querida webcam Logitech HD Pro C920.

Quando a Alientech me enviou está pequena e compacta webcam confesso que não fiquei surpreendido com o que vi ao abrir a caixa, era uma “coisita pequenita” dentro de uma caixa que dizia “HD 1080p Skype Compatible” por todos os lados como se fosse a única coisa que importava na bicha ou aliás, como se fosse assim tão fora do comum uma webcam funcionar com o Skype, esse programa inovador que foi lançado há um bocadinho mais do que 2 semanas… Ainda alguém usa Skype?

Oh p’ra ela tão pequena e fofa, parece um querido criceto feito de vidro e plástico.

As coisas começam a correr bem quando finalmente a consigo tirar completamente da caixa e remover todos os plásticos que vêm enfiados numa coisa nova (alguém não recebeu o memorando sobre a quantidade de plástico no mar). O momento em que a posicionei no meu monitor, que para referência já tem uma webcam incorporada foi incrível, pois achei que não havia maneira de a encaixar lá, já tinha usado outra webcams e nenhuma se tinha agarrado ao formato estranho do topo do meu monitor. Com a C920 foi tudo limpo e rápido sem a deixar cair, nem ter de meter fita-cola à volta dela como aconteceu com as minhas duas câmaras anteriores. Por este momento já começam a questionar-se o porque de ter andado a testar outros métodos de passar a minha querida cara através da Internet se o meu monitor já estava equipado para isso, pois bem, o meu monitor filma no máximo a 240p com uma frame rate de fazer inveja a uma apresentação powerpoint.

Voltando à nossa câmara, instalar a menina foi incrivelmente rápido devido ao típico “plug and play” sem precisar de procurar programas ou drivers extra aos que foram instalados com a dita cuja. Antes de falar de qualidade, até porque os seus 1080p falam por si, tenho de fazer um reparo na coisa que mais me impressionou, todos os programas em que a experimentei, a menina já estava completamente pré-configurada sem necessidade de alterar frame rate, qualidade, enquadramento, luz, tudo aquilo que possam imaginar. O que não era lido automaticamente pelos programas, era ajustado pela incrível auto-focagem integrada na C920. Um outro grande plus é a habilidade de filmar em locais pouco iluminados como é o caso do meu quarto, localizado na catacumbas de um castelo medieval abandonado, onde toda a luz é absorvida pelas sombras de quem outrora o habitou.

Nas suas laterais existem dois microfones, que providenciam um envio de audio estéreo mas para vos ser sincero, foi a parte que menos uso dei da câmara, não só porque a qualidade de audio era consideravelmente inferior à dos meus headphones mas também porque devido à distância a que tenho o ecrã onde assenta a câmara, da minha cara e o eco que o meu quarto provoca (catacumbas são complicadas para streams), o som ficava sempre meio abafado.

Este clipe com pontas de borracha é engenharia na sua perfeição!

Por falar em streams fiquem sabendo que esta é talvez das melhores webcams para a o serviço, completamente integrada com o OBS Studio, fácil de configurar, e uma qualidade enorme sem danificar os frame rates. Incrível também é o preço pois 77€ para a qualidade e confiança que oferece é praticamente dado para qualquer aspirante a streamer ou mesmo para alguém com muita experiência nessa actividade. O ângulo de visão da lente é perfeito para sessões com mais do que uma pessoa como foi o caso do Rubber Chicken durante a E3 onde chegamos a ter 4 pessoas em cena num espaço curto.

Resumindo é talvez a melhor câmara a nível de utilizador em termos de imagem, perfil, facilidade de uso e até preço sendo que está 30€ mais barata neste momento do que no seu lançamento. Apenas deixa a desejar em termos de microfone mas para isso existem no mercado outras alternativas dedicadas apenas a esse trabalho que complementariam esta máquina na perfeição.

Mas não se fiem apenas por mim e leiam vocês mesmo todas as especificações que esta pequena marota possui no site da Alientech.

P.S. Prometo que não a usei para ganhar dinheiro em websites marotos.