Continua a minha busca pelo meu novo God Game de eleição, desta vez tive a hipótese de experimentar um (muito early) Early Acess chamado:
POLY (não, não é a Polly Pocket)
UNIVERSE
Se o They Are Billions é a recta final dos jogos de survival com Seeds, Frostpunk o meio caminho andado… Poly Universe é o tutorial. Mas um bom tutorial.
Primeiro fiquei espantado antes sequer de instalar o jogo, pelas previews que tinha visto não adivinhava que tudo isto cabia em 100 míseros megabytes. Portanto acho que este jogo merece a primeira review “Qualidade por Mega”.
Algures no espaço havia um planeta mau, muito mau! E o que é que se faz quando se está num planeta mau, muito mau? Pega-se numa Tardis nave espacial e foge-se para o espaço sideral.
Como isto é um jogo de planetas, obviamente que a nossa nave não é apanhada, mas também é óbvio que alguém faz asneira e a nave despenha-se num planeta inabitado. Como em qualquer videojogo com “colonos” (apesar de eu duvidar imenso que se me fornecessem e a vários amigos meus uma nave isto acontecesse) conseguimos estabelecer uma nova civilização a partir dos recursos base encontrados no planeta em que aterramos.
Somos mais um pseudo-deus (deixo já a nota do editor: “mas os deuses não são todos pseudo?”) que controla as decisões gerais do Zé Povinho, porque com um pseudo-deus vem sempre um pseudo-livre-arbítrio. Depois de coordenarmos os nossos plebeus na sua recolha de materiais temos que gerir a ordem e o timing das construções.
Mais casas para aumentarmos a população para ter mais mão-de-obra?
Mais energia para não morrerem cidadãos de frio dentro das casas que fizemos para ter mais mão-de-obra?
Mais carvão (deve ser nos States), para termos algo que queimar na central de energia para não morrerem cidadãos de frio dentro das casas que fizemos para ter mais mão-de-obra?
Mais gente na fundição? Para criarmos materiais melhores para não ter que usar o carvão para termos algo que queimar na central de energia para não morrerem cidadãos de frio dentro das casas que fizemos para ter mais mão-de-obra?
Ou uma nova nave espacial, para voltarmos às origens em outro planeta para não termos que estar sempre a criar materiais de topo na fundição para não ter que usar o carvão para termos algo (wow ainda estás a ler isto) que queimar na central de energia para não morrerem cidadãos de frio dentro das casas que fizemos para ter mais mão-de-obra?
Tudo isto tem que ser feito com muita atenção, planeamento e cuidado, pois eventualmente vêm os trolls do espaço (isto nem sequer é uma típica piada sem sentido minha, são literalmente trolls do espaço), que podem arrasar a nossa população se não tivermos o cuidado de ter o armamento desenvolvido (isto são claramente os States). E o pior de tudo, a coisa mais assustadora de qualquer jogo, aquela frase que mete medo ao mais inabalável dos jogadores de jogos de estratégia de survival:
Se os adversários não eram suficiente, as estações do ano também nos podem tramar, pois se a formiguinha não guarda comida para o inverno… pode sofrer o mesmo destino da cigarra e congelar… à fome. Como ainda está numa fase inicial de desenvolvimento, concedo que faltem muitas features ainda, mas o jogo base para já está bom, simples, mas bastante difícil, daqueles que temos que perder várias vezes para ir aprendendo a perder mais tarde um pouco.
Aconselho mesmo pelos 10€ de Full Price (um custo total de 10 megabytes por euro gasto), e caso o apanhem em desconto de 50% já considero um must buy para fãs do género.