Meus amigos, minhas amigas, e amigxs. O calor tardou mas chegou e até areia do deserto trouxe para nos lembrar que continuamos a ser Marrocos Norte. Pois com este tempo uma coisa é certa, nós ratos de porão, jogadores insaciáveis e corpos brancos como cal temos mais uma desculpa para ficar em casa e procrastinar a nossa ida à praia ou à piscina dos tios que vieram de França. Está de facto muito calor para essas actividades e tal acção poderia ser prejudicial para a nossa débil saúde.
Fazendo serviço público quero deixar aqui a minha proposta para 6 jogos que acredito serem boas opções para essa causa.
Plague Inc. (Ndemic Creations)
Quem não gosta deste “pequeno” jogo de estratégia que se chegue à frente. O jogo de gestão de pragas que começou como um Free to Play para dispositivos móveis, já tem uns anos, mas está melhor do que nunca. Com a expansão Evolve (não confundir com aquele que foi a minha maior decepção do século) que adiciona mais doenças e especialidades e com a introdução do modo multijogador, tanto cooperativo como PVP, garantem a vida deste jogo. Não esquecendo todas as modificações que podem ser encontradas na Steam Workshop. Devido à sua simplicidade e facilidade de comando, é óptimo para aqueles dias em que fazemos binge watching de um novo canal de Youtube ou andamos em pesquisas na Internet sobre um assunto qualquer que vimos no Discovery Channel. Jogo em windowed mode num lado do ecrã e pesquisa sobre a nutrição correta de um cachalote Norueguês no outro.
Overwatch (Blizzard Entertainment)
Possivelmente o meu jogo competitivo favorito neste momento, a altura do verão torna-se uma óptima desculpa para enfiar mais horas nele, noite após noite, daquelas quentes em que dormir está fora da carta, ligar o Overwatch pode ser uma solução. Seja para farmar aquelas malditas caixas ou então para dar uso ao sistema looking for group recentemente adicionado que criou toda uma nova forma de jogar um nosso menino que já conta com 2 anos de existência. Conhecer novos jogadores e playmates neste jogo nunca foi tão fácil como agora e ganhar pontos de competitivo também não! E não nos podemos esquecer do herói 28 que foi recentemente adicionado e é a coisa mais fofa de sempre! AH! E ainda vamos ter um evento de verão segundo rumores com mais skins das boas onde gastar o nosso precioso dinheiro. Não faltam razões para se jogar o nosso team shooter favorito.
PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG Corporation)
Com o recentemente adicionado update #19 e com uma panóplia de novas adições a um dos maior jogos da actualidade, PUBG não podia ficar fora desta lista. Se no Inverno este jogo servia de aquecedor para os nosso quartos, felizmente agora está bem mais optimizado e já não corremos o risco de causar um incêndio no nosso prédio só por estar no menu do mesmo. Para jogar com amigos é das melhores actividades, caso tenham amigos, recomendo vivamente. Para além de todas as actualizações e melhoramentos, não há nada na vida que substitua a sensação de levar um tiro pelas costas de uma criança de 9 anos que grita desalmadamente pelo microfone. Mas falando a sério se fizeram uma pausa neste jogo, talvez seja a melhor altura para voltarem a dar uma oportunidade, se ainda não o têm é uma boa oportunidade para o adquirir seja no Steam ou para Xbox One.
Counter-Strike Global Offensive (Valve)
O nunca morto ou esquecido shooter da Valve é sempre uma das escolhas do Verão, basta ver as estatísticas de utilizadores da Steam. As promoções de Verão vendem “baldes” deste eterno best-seller e por motes de Agosto vemos uma subida substancial dos jogadores neste colosso, obviamente que com esta subida por vezes a qualidade tende a baixar, devido a mais utilizadores tóxicos e pouco “formados” mas vamos ser honestos, com o Counter-Strike os nossos requerimentos não são muito altos, tanto que só há cerca de duas semanas é que foi adicionado em beta uma interface de utilizador em alta-definição. Estamos em 2018 Valve, 2018… Devo dizer no entanto que apesar de demorada, este novo interface é muito bem vindo e adiciona muito valor à nossa experiência. Conselho de amigo: nunca joguem sem uma equipa cheia de amigos, caso contrário vão desinstalar o bicho ao fim do primeiro jogo.
Civilization VI (Firaxis Games)
Nenhuma lista de Verão pode estar completa sem pelo menos um jogo da minha querida Firaxis. A escolha para este ano recai sobre Civilization VI. Após um lançamento atribulado e muitos, muitos updates depois, parece que foi encontrado o caminho para esta entrada na série Civilization. Apesar do jogo estar ainda longe da perfeição ou na minha opinião, longe do Civ V, temos neste momento a melhor versão deste título desde o seu lançamento, muito graças à expansão Rise and Fall mas também graças aos inúmeros mods que podem ser encontrados e que valorizam ao máximo a nossa experiência. Fazendo parte da série de jogos mais conhecida por “só joguei 1 hora, como assim já é de manhã?” entra assim para a minha lista, pois sei que vai acontecer comigo vezes sem conta, nas noites que passarei sem conseguir dormir por causa do calor.
World of Warcraft: Battle for Azeroth (Blizzard Entertainment)
Para terminar a lista com chave de ouro, coloco aqui aquele jogo que sei que vai ter no final de Agosto, mais horas jogadas por mim do que os 5 anteriores em conjunto. Há algo relacionado com escolher um lado que atrai algo na mais básica essência de um ser humano, foi por isso que anos depois de deixar World of Warcraft me vi compelido a voltar com esta nova expansão. Battle for Azeroth promete ser aquilo pela qual qualquer jogador do maior MMORPG do Mundo sempre sonhou, uma batalha épica entre Alliance e Horde, uma expansão dedicada exclusivamente a essa velha rivalidade, pelo menos assim prometem as cinematics épicas de fazer gritar pela nossa facção no escuro do nosso quarto. Nunca senti tanta vontade de gastar estas noites quentes neste jogo como agora, sendo que verão para mim sempre foi uma espécie de sinónimo de procurar um novo MMORPG. Desde de jovem adolescente até aos meus neste momento 26 anos, que algo a ver com férias de Verão chamava uma nova aventura, apesar de agora, o termo “férias de Verão” já não se aplicar por força do trabalho, a verdade é que nunca abandonei esta vontade e quando chega esta estação, chega a vontade. Este ano não tive de procurar uma nova moda vinda da Coreia ou algum jogo underground feito por uma produtora independente Vietnamita. O gigante Norte-Americano chamado Blizzard facilitou e de que maneira o meu trabalho. Devo admitir que ter um grupo de amigos a jogar este título ajuda imenso com a sua mística e proporciona o expoente máximo do divertimento que podemos retirar dele, mas mesmo jogando sozinho não vão ficar desiludidos com a quantidade de conteúdo de qualidade que vão encontrar nesta nova expansão. Aliás se são como eu e faz anos que não tocavam neste título então têm mesmo muito conteúdo para experimentar, visto que ao comprarem Battle for Azeroth recebem todas as expansões anteriores.
Como sempre recomendações devem ser tomadas como opinião pessoal, como tal, gostava de ver nos comentários as vossas próprias recomendações para este Verão! E quem sabe talvez nos encontremos num destes 6 magníficos jogos!