Em RPGs de mesa a imersão dita a diferença entre uma mera sessão de jogo e uma experiência sobre a qual se irá falar durante um longo período de tempo. É aí que entram as vozes no momento de interpretar as personagens e os respectivos maneirismos. Mas por vezes damos por nós a querer levar a experiência mais além, e é aí que tudo começa a ficar mais interessante.

O espaço que nos rodeia (principalmente se for possível jogar presencialmente) pode fazer parte do nosso jogo, sendo não só decorado a rigor, como também ser apetrechado com todo um sistema de som e de luz que varia consoante o tipo de eventos que estão a decorrer e a sua intensidade.

Na impossibilidade de se jogar em redor de uma mesa física, continua a ser possível usar a banda-sonora de eleição e os vários efeitos sonoros mais adequados. Elementos mais visuais podem ter que ser descartados a não ser que todos os intervenientes se façam acompanhar de uma webcam. Se não for esse o caso, há então que enriquecer a narração com toda a doce e saborosa descrição de que todos gostamos.

Já falámos na imersão dentro do próprio jogo, dando vida aos seus vários elementos narrativos, e também na decoração do espaço onde iremos passar todas aquelas fantásticas horas, mas há algo mais que se pode fazer para dar aquele impacto imersivo extra, e tal pode muito bem acontecer antes de a sessão começar e no momento em que os lugares à mesa são tomados.

Eu encaro Dread, um jogo todo ele assente em terror psicológico e o perigo iminente de que qualquer personagem pode morrer a qualquer momento, de uma forma basta peculiar. Combinando a premissa do jogo com a ideia do contrato social, criei um contrato literal que terá que ser assinado não só por mim como também por todos os jogadores interessados em jogar. Só assim é que o jogo irá ter lugar. O grande senão? Ao assinar o contrato os jogadores estão a dar-me autorização para usar todos os meios ao meu alcance para os quebrar emocionalmente. Claro está que não assinam com sangue, mas não deixar de haver tinta vermelha na mesa. Para os curiosos, fica um link no fundo do artigo.

A imersão causa um impacto tremendo e não deve ser subestimada. Muito pelo contrário, deve ser um aliado que devemos sempre procurar ter do nosso lado de forma a garantir de que as simples sessões viram campanhas e as campanhas histórias sem fim.

Contrato de Dread: https://drive.google.com/open?id=1XkCq27iMvDBDFCql_uRhdc8ie-GjVCh-