Se vos disséssemos que um jogo com ninjas antropomórficos com um dos enredos mais risíveis dos últimos tempos que envolve o roubo de cenouras foi um dos jogos que mais jogámos neste Verão, acreditariam? E se vos disséssemos que por vezes gostamos de correr pela rua com um fato de látex de galinha a gritar “BOK BOK”? Destas duas afirmações só uma é verdadeira, e posso garantir-vos que não é a segunda.

Em Ninjin: Clash of Carrots (recém lançado para PC, Switch, PS4 e Xbox One) temos dois personagens jogáveis que nos imploram por co-op local. Ninjin, o ninja coelho, e a sua parceira Akai, uma raposa que o acompanha na missão simultaneamente menos e mais badass que já ouvimos: enfrentar os vilões que foram até à sua aldeia e roubaram todas as cenouras.

Neste auto side-scrolling beat’em up há a adição de elementos que naturalmente não costumamos ver. Um deles é uma certa aura de bullet hell ocasional que os paulistas do estúdio Pocket Trap decidiram incorporar e que alteram muitas vezes a curva de dificuldade do jogo. Aliás, o desnível de dificuldade entre missõesé talvez dos únicos momentos menos conseguidos, parecendo que as subidas abruptas e as quedas vertiginosas de dificuldade entre missões são quase fruto do aleatório do que um planeamento progressivo do jogo.

Exceptuando isso, Ninjin: Clash of Carrots é verdadeiramente divertido e agarra-nos nas suas missões sem mais largar. Os elementos de auto-side scrolling colados à impossibilidade dos personagens em atacarem noutra direcção que não seja no arco de animação desferido à sua frente (para a direita do ecrã) leva-nos a um constante jogo de gato e rato com os inimigos que nos querem flanquear. Muitas das soluções para estas vagas de inimigos que nos atacam pelas costas, pela esquerda, passam por utilizarmos os projécteis (em sistema twin stick shooter) que consomem a barra de resistência para serem atirados. É na gestão dessa barra (que rapidamente regenera) e que também é utilizada para os necessários dodges que passa alguma componente estratégica deste divertido beat’em up.

Contrariando o que é habitual no género, Ninjin apresenta-nos uma grande diversidade de inimigos, que vão sendo introduzidos e apresentados progressivamente nos níveis. O nível de criatividade deste mundo antropomórfico não se fica apenas pelos personagens principais, mas também com todos os soldados que combatemos e em especial os bosses. Com tantas diferenças mecânicas e visuais entre eles, é aliás na construção artística retro e colorida que tudo ganha outro brilho, e se torna um grande jogo para jogar acompanhado pelos filhos.

No meu caso, e relembrando o hábito de outros tempos, Ninjin: Clash of Carrots foi jogado em co-op local no sofá com o meu filho mais velho, com os dois a suarmos para conseguir bater o grande desafio que aqui é apresentado e a termos de repetir nos níveis algumas vezes para os ultrapassarmos. Basta que um dos jogadores “morra” para que o nível seja perdido, portanto a ideia de cooperação é aqui levada ao extremo. Este modo é, para mim, a forma perfeita de usufruir deste jogo e a maneira de conseguir sentir todo o seu desafio e diversão.

Em Ninjin: Clash of Carrots temos de ir customizando a build dos nossos personagens, entre arma com poder, força, tipo e comprimentos distintos, projécteis com diversidade de comportamento e poder, e runas que nos dão poderes passivos. Estes itens vão caindo aleatoriamente nos combates ou podem ser adquiridos com cenouras nas lojas entre missões. A grande diferença aqui é que o equipamento é único, o que significa que os dois jogadores têm de partilhar os itens e adaptar as suas builds ao que está disponível.

Ninjin: Clash of Carrots é um jogo divertidíssimo, artisticamente sólido e diversificado e com uma grande dose de desafio e customização. Com uma variedade de inimigos tremenda e raramente vista com esta dimensão em beat ‘em ups, é também um dos melhores jogos para se jogar com a família, já que o seu mundo cartoonizado e antropomórfico vai roubar sorrisos a crescidos e graúdos. Sem revolucionar o género ou a inovar o mercado indie, Ninjin: Clash of Carrots é um título de diversão pura e garantida, e um dos nossos jogos familiares favoritos de 2018.