RPGs de mesa que nos obrigam a olhar o medo nos olhos, outros que nos destroem com valentes quebra-cabeças, ainda há os que nos guiam por uma jornada épica do mais puro heroísmo… e depois há aqueles em que temos que abraçar o surrealmente ridículo no melhor sentido possível.

Recentemente no Rola Iniciativa experimentámos o micro RPG Honey Heist e foi a loucura. A premissa de Honey Heist é simples, os jogadores têm um plano que vai ter que ser cuidadosamente executado, e todos eles são ursos! Pois é, em Honey Heist assumimos o papel de ursos que estão à procura do próximo grande saque de mel.

A nível de mecânicas, todo o jogo é simples. É um sistema de dados normais de seis faces onde existem apenas dois stats: Bear e Criminal. Cada jogador começa com 3 pontos em cada stat e vão trocando-os entre os dois dependendo do resultado dos lances. Um jogador rola Bear sempre que for fazer algo típico de um urso, como cheirar à procura de mel ou correr atrás de algo ou de alguém; e rola Criminal sempre que for tentar fazer algo mais à margem da lei, como fazer a ligação directa a um carro ou tentar entrar despercebido num sítio altamente vigiado. De forma a obter sucesso, basta rolar abaixo do valor presente no respectivo stat. Esta simplicidade de mecânicas vem dar espaço e liberdade para o que realmente interessa, a história.

A história acabará sempre por ter os jogadores e os seus ursos a tentar concretizar o seu próximo grande golpe, ora como bando desajustado de criminosos ou como membros certificados da máfia. Haverá toda uma série de peripécias que serão marcantes, nem que seja pelo facto de os ursos acabarem por tentar passar despercebidos pelo meio dos humanos para levar a sua melhor avante.

É um jogo simples e que só tem a ganhar com isso. Dá toda uma nova liberdade para que os jogadores falhem e obtenham sucessos em iguais níveis de espectacularidade. É um jogo com gargalhadas e boa-disposição garantidas, podendo ser jogador por todos aqueles que estão à procura de algo diferente e que proporcione um bom bocado.

Honey Heist é simples e hilariante, e de forma a que todos possam experienciar aquilo que experienciámos no Rola Iniciativa, posso apenas recomendá-lo.