Começar uma nova campanha num qualquer jogo de RPG de mesa é relativamente simples. Pessoalmente, gosto de manter a mentalidade de uma one-shot ser uma potencial campanha, principalmente quando aqueles que estão a jogar são pessoas novas ao conceito.

Mantendo esta mentalidade, estamos a matar dois coelhos de uma cajadada só. Não só estamos a preparar uma simples sessão, como também estamos a criar elementos de um mundo que poderão ser úteis a longo prazo. Mesmo que a sessão não passe daquela one-shot, nada está perdido, muito pelo contrário. Passamos a conhecer melhor parte do mundo, e através daquele primeiro impacto, podemos começar a moldá-lo de diferentes formas.

Agora, o que é que acontece quando temos mais que uma campanha a decorrer no mesmo mundo? Como é que devemos encaixar na narrativa e na história que já existe a campanha que vai começar? Primeiro, temos que ter em consideração aquilo que já sabemos sobre o mundo, e manter uma mente aberta para quaisquer adições que os novos jogadores queiram implementar (raças, dinâmicas, etc.). Depois, atender à cronologia. Ambas as campanhas estão a decorrer em simultâneo? Existe algum intervalo de tempo entre elas? Independentemente do cenário, é importante garantir que, e de forma a manter o mundo vivo, os jogadores das diferentes campanhas sejam notificados dos feitos uns dos outros, directa ou indirectamente. Se um grupo de jogadores tomou um reino de assalto, é normal que outros que estejam noutra parte do mundo venham a saber da notícia.

O processo de criação do mundo nunca acaba. Desde as novas histórias de origem às novas ambições que são colocadas em cima da mesa, o mundo está em constante mutação, porque tem que estar sempre pronto para isso. Se o mundo for demasiado estrito, corremos o risco de colocar os jogadores numa posição de desconforto face à sua incapacidade de fazerem o que tinham em mente, o que por sua vez vai contra o propósito dos RPGs de mesa: dar asas à imaginação e criar.

Ter mais que uma campanha a decorrer no mesmo mundo é um desafio interessante, especialmente se não houver uma barreira temporal muito significativa entre ambas. Tudo pode e irá acontecer. E quem sabe, pode ser que, numa qualquer altura, todos os jogadores se encontrem para uma sessão de proporções inimagináveis.