Os meus conhecimentos de código são altamente rudimentares, e vão desde pôr jogos a correr nos velhinhos computadores que tive contacto em miúdo (acho que ainda me lembro como se faz), até noções muito básicas de CSS e HTML que nunca dei verdadeiramente uso. Videojogos que se retratam em simulações de “bater código” não são novidade, mas a abordagem simpática e “fofa” de while True: learn() fazem toda a diferença, e rapidamente nos captam a olhar a correr a sobre-lotada loja de Steam.

Com um visual cartoonizado e uma grande envolvência de gatos, em while True: learn(), um verdadeiro simulador de especialista de machine learning somos um programador freelancer que tem de criar pequenos programas de aprendizagem mecânica, ou seja, desenvolvendo algoritmos que permita à Inteligência Artificial aprender por si mesma e executar uma série de tarefas. O objectivo não é apenas a nossa subsistência, mas é sobretudo a única forma de juntarmos dinheiro para comprarmos chapéus para o nosso gato. Sim, leram bem. Problemas de primeiro mundo.

Sem necessidade de conhecer código per se, while True: learn() cria-nos puzzles com um interface visual à base da lógica de resolução destes mesmos quebra-cabeças feitos algoritmos. Não nos vai ensinar a programar, mas pelo meio do seu desafio há um grande conhecimento sobre algoritmos e a lógica por trás deles que vamos apreender.

O outro caminho possível e planeado deste jogo passa por deixarmos a vida de freelancers e abraçarmos o papel de CTO de uma startup, desenvolvendo aplicações e algoritmos que não só cumpram as “missões” (em linguagem de videojogo) mas que nos permitam ir aumentando o valor de bolsa da nossa companhia.

Cada algoritmo ou solução de problema não terminam no momento em que “fechamos” o nosso código. Há uma noção interessante de voltar a esses mesmos algoritmos com melhorias ou resoluções de bugs, criando patches (que são eles mesmos novos puzzles) e optimizando as nossas criações para obtermos mais dinheiro. E como sabemos pelo que while True: learn() nos ensinou é que mais dinheiro significa mais roupas e acessórios para vestirmos o nosso gato. O que é um conceito engraçado até para uma dog person como eu.

Ainda em Early Access por 6,99€ com cerca de 2 a 3 horas de jogo desenvolvido, há uma grande esperança no que while True: learn() tem para trazer para este tipo de jogos que pegam em conceitos sérios, despem-nos de complexidade tornando-os puzzles visuais e ainda colocam gatos à mistura. E que pelo caminho ainda pode “infectar” o bichinho da programação em alguns dos jogadores.