Caçada Semanal #184

Já nada é sagrado nos jogos e no desporto. Este ano nem a Champions League tem jogos às 19h45, como sempre aconteceu desde os primórdios em que o homem acabado de criar o fogo pensou “Fixe, já podemos jogar à bola de noite!”. Qualquer dia alguém manda para a mesa a proposta de mudar o Mundial de Futebol para o Inverno porque no país anfitrião faz 50° durante o dia.

Se estas coisas são alteradas, o que dizer de outros jogos?

Graveball

O primeiro jogo é Graveball da Goin’ Yumbo Games, uma mistura que é 41% Futebol Americano, 23% Basketball, 34% Brawler, 25% Hockey e 83% Macabro. Num total é 47% divertido e 24% desafiante. Aqui controlamos 1 de 3 goblins que jogam um desporto invulgar contra outros 3 online. O objectivo é levar a “bola” que é uma caveira para a linha de golo adversária e aguentar 2 segundos. Alternativamente também podemos acertar num aro que aparece e desaparece aleatoriamente, ou eliminar todos os adversários ao mesmo tempo. As regras para marcar são essas, para impedir o nosso adversário vale tudo. Mesmo tudo,  porque a maneira de eliminar os adversários é matando-os à paulada. Algo que também podemos fazer aos nossos companheiros de equipa.

Morrer não é um problema, como goblin fantasma podemos mover pelo campo mais rapidamente e ressuscitar no nosso ponto preferido. Graveball é interessante, apesar do setting diferente deixa bastante a desejar quando olhamos para jogos de fantasia violenta como Blood Bowl, ou Mutant League Football. As animações estão bem feitas e são cómicas mas têm pouco tutano no osso.

Uma falha crucial é a falta de um modo de Liga ou campeonato single player, como está focado em multiplayer essa parte foi deixada de parte. Contudo, por ser um indie pouco conhecido, é raro encontrarmos jogadores suficientes online a qualquer hora para jogar. Como muitos jogos que já falámos aqui têm este problema de não dar muito ao jogador a não ser que este o compre e os amigos também. A inclusão de uma liga contra várias equipas controladas por A.I. com diferentes estilos de jogo tornaria Graveball uma óptima opção para pequenos jogos casuais, mas nesta versão principalmente multiplayer, deixa muito a desejar.

 

Obliteracy

Dentro dos jogos e desportos alternativos e alterados temos também Obliteracy para Steam, iOS e Android que junta as ideias de um Scrabble a um 2D fighter com Robots.

Neste mundo existe um torneio de luta em que os participantes são Robots gigantes como o protagonista principal Gideon, o Arquivista. As suas lutas são tão emocionantes e rápidas como provavelmente é o trabalho de arquivista. Num ambiente por turnos vamos criando palavras a partir de um pool de letras. Cada letra tem uma determinada pontuação e é a combinação delas que vai dar um dano equivalente ao nosso adversário.

Não é emocionante mas é no mínimo educativo para quem quer praticar o seu léxico em inglês. O facto de apenas permitir palavras em inglês também pode ser um problema pois é necessário um conhecimento considerável da língua para conseguir jogar bem. Ou uma paciência enorme para ir testando letra a letra até apanhar uma palavra.

A ideia é gira mas mesmo sendo grátis não é para toda a gente. Fãs de Scrabble devem adorar isto, para o resto da população é tão atractivo como ler um dicionário.