Se pensam que é apenas um DLC para o magnífico Pillars of Eternity II e que traz num pacote só a adição de Quidditch, banda-sonora de thrash metal e uns laivos de reality show, desenganem-se. Seeker, Slayer, Survivor é um conteúdo adicional que estende ainda mais a vida de um dos RPGs ocidentais mais interessantes desta década.
Se Pillars of Eternity tem um grande foco no enredo, com um brilhante voice acting a complementá-lo como falámos no nosso artigo, este novo Seeker, Slayer, Survivor aponta todas as suas armas, sejam elas espadas, bastões ou machados, ao combate, com um grande patamar de desafio à nossa espera.
Assim como nos pen and paper RPGs, há jogadores para tudo. No meu caso sou um acérrimo apologista da narrativa e da interacção social, vulgo roleplaying, e esses são os elementos que mais me compelem para uma sessão de jogo. Nos RPGs em videojogo, regra geral, é o mesmo caso. Apesar de adorar o que PoEII: Deadfire trouxe, admito que foi a sua construção narrativa e verdadeiros elementos de roleplay a abraçar os jogadores old school que me fez ficar embasbacado com ele desde as primeiras ondas que embateram no navio. Não quero com isto dizer que o combate era medíocre, que não era, e bem longe disso. Consegue aliás, para o roleplayer que sou, trazer uma boa camada de complemento à história.
Falando em história, porque Seeker, Slayer, Survivor não é desprovido dela, o DLC começa com uma notificação de um misterioso baú no nosso navio, onde encontramos uma cabeça decepada e o espírito do corpo que lhe pertencia, e que nos insta a voltar à ilha de Kazuwari para resolver o seu arco.
Nessa ilha acabamos por encontrar uma arena com muitos perigos à nossa espera, e onde vamos dar largas às nossas curiosidade combativas, mas com uma dificuldade táctica: a limitação espacial da área de combate.
Adicionando apenas uma pequena parte ao rico lore de Pillars of Eternity II: Deadfire, Seeker, Slayer, Survivor traz-nos por sua vez, como dissemos, um jogo maioritariamente focado no combate, em muitas provações que vão testar as nossas capacidades tácticas e a força dos nossos personagens.
O seu preço, 9,99€, pode ser ligeiramente acima do que muitos esperam, mas acredito que os mais fervorosos fãs do jogo da Obsidian já há muito o compraram, e resolveram quase de uma assentada todas as criaturas e guerreiros que a arena de Kazuwari tem para nos confrontar. Parece-me o conteúdo perfeito para uma versão definitiva do jogo, quando ela sair em (acredito eu) um ano. Por agora pode ser pouco interessante para quem valoriza sobretudo o enredo, mas para os restantes pode ser o desafio que tanto ansiavam.