One Step From Eden: já que falamos de potpourri

Bom dia leitores! A última vez que escrevi para o Rubber foi no Verão, uma estação em que eu próprio encorajo até os mais afincados devotos de videojogos a largarem a consola e aproveitarem o bom tempo e o belo país que temos. No entanto, com a chegada do Outono tudo começa a mudar. O frio aperta, a folhagem muda de cor e vamo-nos resignando à ideia de que é melhor começar a pensar em actividades de interior.

O cheiro a castanhas já paira no ar… e com esse vêm outros cheiros!

O Outono é uma época de transição, de recolhimento e reflexão interna em preparação para o Inverno, em que começamos a organizar e interpretar os acontecimentos do ano (quase) passado. É uma altura em que descartamos o desnecessário e nos focamos no essencial, transformando toda uma panóplia de experiências transactas num eu mais sólido e preparado para o Inverno que se seguirá. O mesmo acontece no jogo que vamos antever hoje!

Vamos ao que interessa…

One Step from Eden apresenta-se como a reunião dos gostos cultivados ao longo da vida pelo seu principal criador, Thomas Kang. Juntando o combate à base de matrizes de Mega Man Battle Network com a experiência roguelike de Nuclear Throne e mecânicas de construção de decks de jogos como Slay the Spire e Hearthstone. Ao beber da fonte de jogos com os quais é extremamente familiar, Thomas apresenta-nos um demo curto, mas sólido do que One Step from Eden pretende ser. Uma experiência de acção frenética com alguma dificuldade e a rejogabilidade característica dos géneros roguelike.

Inspiração clara numa série de qualidade! Mega Man Battle Network

Na demo é-nos apresentada uma árvore de decisões, em que optamos por vários caminhos com a possibilidade de combates, itens, surpresas ou algum descanso e a possibilidade de editar o nosso deck. Este deck começa com algumas cartas pré-seleccionadas e há medida que ganhamos combates, subimos o nosso nível e descobrimos tesouros, é-nos permitido escolher cartas aleatórias para adicionar ao mesmo. Em combate possuímos um sistema simples de mana/vida e podemos recorrer a um ataque normal ilimitado ou gastar mana para utilizar as cartas com diversos efeitos, desde ataques aleatórios, estados negativos e positivos a ataques destrutivos. Aliado a isto temos um sistema de “artefactos”, ou efeitos passivos, que vamos recolhendo ao longo do caminho, permitindo fortalecer o estado base da nossa personagem. A demo aparenta demonstrar os inícios de uma narrativa, mas prefere explorar a jogabilidade e deixar a história para o jogo final.

É melhor terem bons reflexos e um dedo de gatilho rápido, pois alguns bosses não brincam em serviço

Com uma produção sonora energética e bem realizada e gráficos estilizados mas claros, a qualidade de One Step from Eden irá depender sobretudo da experiência de combate. Aqui, alguns problemas frequentemente associados ao género de roguelike e construção de decks começam a surgir. Porventura produto de ser uma demo incompleta, as habilidades não parecem introduzir grande decisão estratégica no sistema de combate, sendo imediatamente aparente quais as melhores e piores, o que leva à criação natural de um metadeck. Além disso, o ritmo frenético do combate torna difícil a gestão simultânea das manobras de evasão e de ataque da personagem enquanto gerimos a nossa “mão” de habilidades. Apenas podemos acessar duas de cada vez, sendo necessário rebaralhar o deck se quisermos acessar alguma habilidade diferente sem usar as duas que temos disponíveis. No entanto, apesar de estas pequenas falhas indicarem uma necessidade de rebalanceamento de algumas mecânicas, o jogo é muito divertido e viciante e puxa por várias sessões de jogo curtas, onde sentimos a progressão das nossas capacidades como jogador e também as da nossa personagem. Além disso, a demo tem alguns bosses secretos muito difíceis, o que certamente irá entreter os jogadores mais dedicados. Se a isto se aliar uma experiência narrativa coesa e interessante, o jogo tem potencial.

Um jogo que vale a pena seguir

Para fãs de combates rápidos e elementos aleatórios em jogos, One Step from Eden apresenta-se como uma boa aposta para o futuro, precisando apenas de uma maior atenção ao balanceamento das mecânicas associadas às cartas e dos diferentes elementos que compõe o jogo (por vezes o combate parece tomar demasiada importância em relação ao elemento de escolha de caminho ou de cartas a adicionar ao deck, que são os principais responsáveis pelo factor da rejogabilidade nestes jogos).

O jogo está planeado para lançamento no terceiro quartil de 2019 com muitas mais features disponíveis. Por agora podem jogar a demo aqui.