Caçada Semanal #188

No meio das nossas piores memórias da Humanidade, grande parte delas centradas na guerra e nos crimes cometidos com a desculpa do conflito, há histórias bonitas que quase nos lembram o significado do termo “Ser Humano”. Uma delas é o armistício entre as tropas britânicas e alemãs na primeira grande guerra na noite de Natal, que passou a ser uma noite de convívio, união, e, pasmem-me, um jogo de futebol. Para conhecerem melhor a história da Trégua de Natal, aconselhamos vivamente a verem o filme Joyeux Noël de Christian Carion, de 2005.

Tendo este momento único da Humanidade em mente, os 3 jogos desta caçada falam todas do lado menos bonito: o conflito armado.

World War 3 [PC]

Curioso falar de World War 3, um multiplayer FPS ambicioso desenvolvido pelo estúdio The Farm 51 poucos dias depois do Ricardo Mota falar de Insurgency: Sandstorm. Os dois parecem estar a concorrer pelo mesmo segmento de mercado: jogos de guerra na primeira pessoa passados no mundo contemporâneo, mas pelo que li do artigo dele, o jogo publicado pela Focus parece tomar a vantagem.

E toma a vantagem porque ainda há muito caminho a percorrer em World War 3, que foi lançado no final de Outubro em Early Access, e que promete seguir as pisadas do que de melhor a série Battlefield fez, adicionando-lhe o que os autores descrevem como a mais realista das utilizações de balística e de armadura de sempre num videojogo.

Com o que os autores referem como uma pesquisa de anos com especialistas de projécteis, a promessa de uma Física hiper-realista do comportamento balístico é uma promessa demasiado arriscada para se fazer, mas o que conseguimos sentir desta fase ainda alpha é que esta pode vir a ser uma promessa cumprida.

O único e grande problema como em muitos dos jogos exclusivamente online é que dependem muito de uma player base fiel, coisa que este jogo em Early Access a 25€ ainda não tem, e temo que nunca venha a ter.

Achtung! Cthulhu Tactics [PC, PS4, Xbox One, Switch]

Lembram-se das páginas do Mike Mignola falarem de um culto nazi invocar demónios de outra dimensão? História magistralmente adaptada ao cinema pelo grande Guillermo del Toro? Há um jogo de mesa com miniaturas que aborda precisamente isso, e que vai um pouco mais longe: tornando os já naturalmente odiáveis nazis invocadores dos deuses antigos do universo lovecraftiano.

Achtung! Cthulhu Tactics é a adaptação a videojogo desse jogo de miniaturas. Desenvolvido estúdio Auroch Digital e publicado pela Risptone, Achtung! Cthulhu Tactics clama em todos os pixeis a influência de XCOM 2. Desde o interface aos mecanismos e visão de game design, é difícil não o ver como uma homenagem lovecraftiana ao magnífico jogo da Firaxis.

Desafiante, com missões talvez ligeiramente mais longas do que deveriam, Achtung! Cthulhu Tactics sofre apenas pelas limitações de objectivos e de conteúdo que possui. Mas para quem quer matar nazis, ancient gods e precisa de um sucedâneo de XCOM, esta pode ser a resposta que procuram.

Door Kickers: Action Squad [PC]

Em 2014 um indie desenvolvido pelo estúdio KillHouse chamaria a atenção de algum público com a sua estratégia táctica de uma equipa de SWAT com vista aérea. Quando o jogo foi lançado lembro-me de jogar imensas partidas do modo multiplayer e  de me divertir imenso com o que de diferente o jogo trazia com a sua aparente simplicidade.

Quatro anos depois acaba por nascer um spinoff, desta feita pela mão do estúdio PixelShard. Door Kickers: Action Squad muda por completo (e literalmente) a visão que temos do jogo, passando este a ser um jogo de side scrolling em pixel art que logo nos lembra Gunpoint, Broforce e Not a Hero, mas numa versão quase táctica.

Apesar de ser um spinoff de um jogo indie, aquilo que o estúdio PixelShard conseguiu foi trazer toda a letalidade do instante que Hotline Miami nos habituou para um sistema bidimensional. Dos três jogos desta caçada, Door Kickers: Action Squad é provavelmente aquele que é verdadeiramente obrigatório, e uma óptima escolha para as Steam Sales que dizem começar hoje.