Este era para ter sido o meu último artigo de 2018 mas pelas vicissitudes da vida e um preguiça considerável aliada a uma falta de inspiração achei que devia ser o primeiro de 2019. Não só porque gosto de começar o ano com artigos sobre pequenos jogos, mas porque apesar de aparentemente pequeno, Koloro merece mais do que lhe teria dado se tivesse falado sobre ele na semana passada.

Koloro é um puzzle game que foi lançado na Switch recentemente onde foi testado, mas também pode ser encontrado no Steam desde Maio. O jogo não tem um enredo particularmente interessante, mas também não é algo que seja mandatório num puzzle-platformer. Controlamos Kora, uma jovem que tem que salvar a sua irmã do mundo dos sonhos. Nada demais, e parcialmente irrelevante pois as chaves do jogos estão em dois pontos, o ambiente e a mecânica.

Graficamente o jogo cai naquele estilo de negro absoluto e cores, inspirado em jogos como Limbo, Albert & Otto e Toby: The Secret Mine, contudo faz algum sentido aqui, tal como em Limbo. O estilo é um auxiliar da narrativa. Kora tem que salvar Lora do mundo dos sonhos, mas não são todos sonhos cor de rosa, cheios de flores e unicórnios e cenas. Existem perigos, e é nessa mistura de “bom” e “mau” que vive o ambiente do jogo tornando-se um cenário apaziguador que permite ao jogador focar-se nos desafiantes puzzles que permitem o avanço na história.

As dezenas de puzzles que encontramos podem ser desafiantes mas nunca chegando a frustrantes. Kora, transforma-se num quadrado que se move automaticamente para a frente, saltando ao nosso comando e alterando o sentido após fazer um “wall-jump”, todos os movimentos, toda a mecânica é feita apenas com um botão fazendo que tudo se torne uma questão de timing. Teoricamente este timing é fácil de atingir, na prática nem sempre é assim. Além de 100 puzzles individuais, Koloro tem mais 50 puzzles co-op nos quais um jogador controla Kora e outro Lora. Se quiserem um desafio adicional podem tentar jogar o modo co-op sozinhos, com um comando em cada mão. Algo que permite completar os níveis sem discussões ou gritos.

Koloro é um jogo aparentemente simples mas tem um pouco mais de carne no osso que aparenta. É uma boa opção para adeptos deste estilo ou apenas para guardar como opção de jogos casuais.