Há mais de um mês que tinha na to-watch-list o documentário que o Rui Parreira fez no seu canal Split Screen sobre a história de sucesso da consensual CD Projekt Red. Nele é explicado como é que o isolamento do bloco de Leste condicionou Marcin Iwiński e Michał Kiciński a enveredarem por um caminho de pirataria num país onde praticamente nenhuns jogos chegavam, e como a sua visão de negócio acabaria por definir um dos casos de sucesso de uma empresa que moldou o mercado dos videojogos à sua volta, primeiramente como distribuidora e depois como a maior criadora de jogos da Polónia.

Numa nota paralela, é curioso que o argumento que tinha dito aqui permanece, infelizmente, inalterado. Um vídeo documental como este, com o trabalho, preparação e montagem que teve, depois de 1 mês tem apenas 789 visualizações: um trabalho sério feito por um dos históricos jornalistas de videojogos de Portugal parece pouca expressão ter numa época em que o que gera números é a vacuidade.

Ainda assim, e para além do desabafo, são 50 minutos de boa investigação, onde poderão, tal como nós, conhecer mais sobre todo esse caminho com muitos altos e baixos que viria a solidificar-se com o sucesso da série Witcher. Mais um bom trabalho documental do Rui, à semelhança do que tinha feito em 2017 sobre a vida de Gunpei Yokoi. E para 2019 qual será o tema de investigação?