A 4ª edição dos Prémios PlayStation viu ontem KEO ser eleito como o melhor jogo de 2018. A iniciativa, que exibiu os seus 11 finalistas  (de entre mais de 50 candidaturas nacionais) no Indie X, no último Lisboa Games Week, é pioneira em Portugal no apoio ao desenvolvimento de videojogos, desafiando os estúdios portugueses a apresentarem os seus projectos para PS4. Com a vitória, KEO, o jogo desenvolvido pelos Açorianos da Redcatpig Studio, arrecada um prémio monetário de 10.000€, o acesso a um escritório em Lisboa e uma campanha promocional nas plataformas da PlayStation avaliada em 50.000€. Um apoio de monta que fará o competitivo jogo de combate automóvel ver a luz do dia com a qualidade que promete vir a ter.

O jogo possui várias arenas que servem de cenário a vários tipos de jogo, envolvendo veículos armados que se digladiam entre si até alcançar a vitória, em confrontos frenéticos recheados de acção por entre paisagens pós-apocalípticas. Veloz, desafiante, competitivo e extremamente divertido quando jogado com amigos, KEO já tinha dado um ar da sua graça no Indie X, onde esteve como finalista de ambas as competições, e vê aqui sublinhadas as boas indicações que deixara então. Fomos falar com Marco Bettencourt, depois deste receber o prémio em mãos.

Crédito da foto: PlayStation Portugal

O que representa para ti e para o KEO este prémio?

Ganhar esse prémio representa o culminar de um ano muito difícil para nós em termos de desenvolvimento. Estivemos parados, sem financiamento e a trabalhar apenas PR/marketing. Acabou por ser o ano em que “explodimos” em buzz. Tanto a nível de estúdio, com a nossa seleção para o Web Summit e a nomeação como uma das 50 startups mais mediáticas de Portugal, como a nível de videojogo com a ida à Comic Con, Eurogamer e Lisboa Games Week através do concurso Indie X e PlayStation Talents. Foi o reconhecimento de muito trabalho e a prova de que temos produto.

Fala-nos então um pouco desse produto. Como nasceu?

O KEO nasce da vontade de fazer um jogo que nos desse vontade de comprar e de jogar tendo em conta o que o mercado apresenta. A ideia inicial era bem diferente mas fomos adaptando de acordo com o budget existente e os timings que tínhamos. O KEO é um jogo de combate com veículos personalizáveis em diversas arenas, com modos de jogo diferentes. Desde sobrevivência até co-op e corrida. Apostamos em gráficos claros, atraentes, por forma a captar a atenção de uma faixa etária ampla, de ambos os géneros.

Quais dirias que foram as principais influências para criar um jogo como o KEO?

A vibe pós-apocalíptica do KEO teve como influência Mad Max no que diz respeito à referência cinematográfica. Mas a maior influência para gamers da nossa idade (hehe) é o Twisted Metal da PS2.

Com este prémio e apoios, o KEO ganha um novo fôlego para o desenvolvimento que lhe resta. Podes levantar um pouco co véu e revelar alguma coisa do que ainda tencionam adicionar ao jogo?

Bem. Posso levantar o véu no que diz respeito aquilo que temos previsto já há muito no nosso GDD. Mais arenas com diferentes modos de jogo e mais veículos serão elementos obrigatórios claro. Para além disso… vão ter que esperar um pouco mais. 

KEO acabou por amealhar também o Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online, fruto do conceito que lhe dá vida. Da nossa parte, resta-nos esperar ansiosamente pelo desenvolvimento do jogo para ver o reconhecido potencial materializado.

Os restantes prémios foram para Capture (Imprensa e Melhor Utilização das Plataformas PlayStation), Fayo (Melhor Jogo Infantil), Ink Knight (Melhor Arte) e Keg Wars (Jogo Mais Inovador).