A Nintendo habituou-nos mal. Numa década em que as transmissões e anúncios mundiais são feitos maioritariamente via online, e onde a maioria das grandes companhias aproveita os momentos mediáticos para fazer pequenos teases do que chegará num dia indefinido, a Nintendo, como é o seu apanágio há largos anos, apresenta-nos jogos que vamos jogar dentro de meses. Ou de dias. Ou amanhã. Ou já a seguir.

O Nintendo Direct continua essa mesma tendência, de jogos prontos a jogar ou quase prestes a jogar, com um grande foco destinado aos anúncios e pequenas notas de rodapé em relação a títulos que já sabíamos virem a caminho da Nintendo Switch.

A 3DS está morta. Longa-vida à Switch

A primeira grande evidência de que a Nintendo apontou todas as baterias à sua mais recente consola resume-se no facto da 3DS não ter qualquer referência na apresentação. Uma situação que se compreende pela idade da consola portátil, assim como da postura “aberta” da comunidade de third parties AAA a indie, que vêem com bons olhos o sucesso comercial da Switch e percebem que é ali que reside o futuro. Para além das grandes novidades que demonstram que no seu segundo ano de vida a consola híbrida da Nintendo continua a ter muitas novidades e muito conteúdo para diversos sub-mercados, marca também de forma subtil um dos primeiros (senão o primeiro) Direct em que a 3DS não é referida uma única vez. Um sinal dos tempos, compreensível, mas é sempre com alguma tristeza que vemos o final de vida de uma consola que já nos deu tantos momentos felizes.

Super Mario Maker 2 foi o primeiro anúncio in-house, que não só abriu este Direct como surgiu sem grande surpresa para todos os que o assistiram. Já há muito se esperava um port para Switch do famoso criador de níveis de Mario, ou a sua sequela, e ainda acredito que mais perto da data de lançamento em Junho teremos informações de um bundle com o primeiro jogo.

Num bom sinal de redenção do seu serviço Online (o qual ainda acreditamos ser o mais fraco de todos os congéneres no rácio investimento/retorno) a Nintendo anúncio em exclusivo para os assinantes do serviço o jogo competitivo TETRIS 99. Na lógica prêt-à-porter que a Nintendo nos habituou o jogo ficou imediatamente disponível para download gratuito para todos os subscritores após o final da apresentação. TETRIS 99 é um bom indicador que a Nintendo recebeu o input dado pelo mercado em relação à sua subscrição e poderá significar um volte-face futuro do serviço. Assim esperamos, que o Síndrome de Estocolmo que explicámos aqui vai-nos obrigar a subscrevê-lo para toda a família de qualquer maneira.

Um dos melhores Nintendo Direct dos últimos dois anos, repleto de novidades e anúncios, e bem distantes dos 27 minutos dedicados ao Super Smash Bros. do Direct da E3 2018. Desculpem referi-lo novamente, mas ainda sofro de Stress Pós-Traumático com aqueles 27 minutos da minha vida que nunca irei recuperar. Mas voltando aos anúncios que foram muitos: o divertido e cerebral BOXBOY está de volta com BOXBOY! + BOXGIRL! traz os já conhecidos puzzles em ambiente cooperativo, e estará disponível a partir de 26 de Abril.

Pelo meio tivemos mais informações sobre Fire Emblems: Three Houses, Bloodstained: Ritual of the Night, Mortal Kombat 11, Yoshi’s Crafted World, DAEMON X MACHINA e Deltarune, tudo jogos que serão lançados ainda este ano e que terão mais desenvolvimento em futuros Directs.

As criações dos outros

Uma das grandes surpresas veio mesmo pela mão da Koei Tecmo e da Team Ninja que anunciaram a sequela do famoso RPG de acção Marvel: Ultimate Alliance em exclusivo para a Switch, uma grande conquista para a Grand N que agarra assim um jogo em plena vaga de sucesso do universo cinematográfico da Marvel, “roubando-o” das mãos das restantes consolas domésticas e PC. Marvel: Ultimate Alliance 3: The Black Order chega em exclusivo à Switch no Verão.

O anúncio de outros ports de jogos grandes e outros assim-assim tiveram janela de atenção durante este Nintendo Direct. Se Assassin’s Creed III Remastered não é grande surpresa dada a era de enamoramento entre a Nintendo e a gigante francesa. Assim como não o é a chegada de FF VII (que chegará a 26 de Março) e FF IX (igualmente disponível para compra depois da apresentação ter terminado) com o anúncio a reboque de um novo título: Chocobo’s Mystery Dungeon EVERY BUDDY!

Dragon Quest XI S, Dragon Quest Builders 2, Rune Factory 4 Special (aproveitando para revelar que a quinta iteração da série está a caminho) são todos ports esperados, criações nipónicas que encontram na portabilidade da Switch o lugar que está a ser deixado vago pelo “envelhecimento” da 3DS e da Vita.

Unravel Two estará como peixe na água (ou como fio no novelo) na Switch, com o sistema de partilha automática de Joycons, aquela que é a série da EA que desde que foi anunciada sempre pareceu ser cosida à medida para a Nintendo, e que lá finalmente se borda. Também para toda a família vamos ter Disney TSUM TSUM FESTIVAL, baseado numa das mais originais e criativas novas séries da Disney. Já a viram? Se não o fizerem devem fazê-lo para se prepararem para o que delicioso aí vem.

Não sei se pelos meus gostos pessoais de achar que estes títulos já com alguns anos pouco cabimento fazem de serem relançados numa plataforma como a Switch, mas GRID Autosport (num notório esforço de dar à Switch um título de corridas com um tom sério para se igualar às restantes consolas domésticas) e Dead by Daylight foram os momentos menos interessantes de toda a apresentação. Uma tentativa de segunda vida na Switch destes dois títulos que poderá não ter o sucesso que os seus autores esperam.

Dos criadores de I Am Setsuna e Lost Sphear chega no Verão ONIKAKI, um jogo que nos coloca a salvar almas em dois mundos paralelos e para o qual tenho muito mais expectativas do que as que tinha com os dois anteriores jogos lançados na Switch desta mesma equipa nipónica. A relação frutuosa da Nintendo com a Platinum Games está de volta com o anúncio de ASTRAL CHAIN, um dos jogos que mais me entusiasmou não só pela acção over-the-top típica do estúdio nipónico, mas porque tem uma grande aura de tokusatsu, um género do qual sou um fiel seguidor desde tenra idade.

Mas a grande surpresa, como seria de esperar, estava reservado para o cair do pano. O anúncio de The Legend of Zelda: Link’s Awakening, um dos mais emblemáticos títulos da série e um dos melhores jogos de sempre, e que será lançado ainda este ano, revelando já a sua direcção artística verdadeiramente sublime e detalhada que dá uma nova vida um clássico eterno dos videojogos. O lançamento de Link’s Awakening será a oportunidade de muitos de nós de revisitarmos este título como se o estivéssemos a jogar pela primeira vez, e para quem não o conhece a possibilidade de colmatar essa tremenda falha no seu histórico de jogos.

Na passerelle do Nintendo Direct tivemos muitas confirmações mas foram mesmo as mãos-cheias de anúncios e novidades a merecerem uma ovação de pé, emocionada. Mais um Nintendo Direct a anunciar a colecção de Verão-Outono, mas já deste ano 2019. Estas são as roupas que vemos, que nos entusiasmam e que vamos poder comprar e vestir já este ano. Um hábito da Nintendo de revelar e pouco depois disponibilizar que tem servido de trendsetter para todo o mercado. E ainda bem.