Uma das maiores críticas que surgem em torno dos jogos da LEGO – e legítimas, diria – é a aplicação de uma fórmula repetida até à exaustão, umas vezes com melhores resultados e de outras piores. A criatividade e diversidade dos puzzles aplicando um leque conhecido de habilidades dos personagens sempre foi a grande diferença entre um jogo da LEGO ter qualidade ou ser apenas mais um, e é por isso que até hoje considero o LEGO Batman 3 o epítome de todos os jogos da TT Games. Um modo campanha diversificado, inteligente e criativo com uma espécie de free roaming com puzzle nos planetas que nunca foi repetido, para pena minha.

Para além da necessidade de pagar impostos e de (infelizmente) não ver o meu Sporting campeão no futebol, outra das grandes certezas anuais que temos é a de que vamos ter entre 2 e 3 novos jogos da LEGO a chegarem ao mercado. Em minha casa recebemos sempre estas notícias com entusiasmo, com a expectativa de fazermos completionist como fizemos a todos os outros jogos, o que inclui o Dimensions onde tivemos de gastar mais dinheiro do que queríamos para completar a colecção.

Adorámos The LEGO Movie, tanto o filme quanto o videojogo, e tivemos a sorte de ir à ante estreia da sequela no cinema. Era quase certo que este este segundo filme teria dificuldades em conseguir igualar o patamar de qualidade do humor e de escrita do primeiro, mas a mudança de tom (sem entrar em spoilers, nas dinâmicas e as tensões fraternas) torna-o um filme bastante interessante. Mal podíamos esperar que chegasse a hora de jogarmos a adaptação do filme a videojogo.

E, do alto da auto-proclamada legitimidade de quem jogou a todos os jogos da LEGO desde Lego Star Wars: The Video Game, que abriu as portas a 22 títulos nos últimos 15 anos, posso dizer-vos que The LEGO Movie 2 Videogame é o pior jogo criado pela Traveler’s Tale.

Devem-se lembrar quando há 2 anos escrevi uma antevisão a Lego Worlds que fiquei tremendamente desiludido com o jogo, e a sua incapacidade de criar um verdadeiro sandbox de construção, num estilo elementar de Minecraft. Por outro lado agradou-me o ligeiro desvio da fórmula de aplicar a um jogo da Lego uma skin de franquias externas (ou não) à Warner Bros, mas não o suficiente para o colocar sequer no mesmo patamar do jogo menos conseguido da Lego.

The LEGO Movie 2 Videogame é a peça mais desinspirada de todos os jogos da TT Games. Se aquando do lançamento de Lego the Incredibles eu critiquei a falta de puzzles para, por exemplo, apanhar as peças douradas espalhadas pelos mapas abertos, tenho aqui de fazer um esgar de desilusão à esterilidade desta adaptação do filme.

Este novo jogo é pouco mais do que uma skin de The LEGO Movie: Second Part em cima de Lego Worlds, colocando-nos numa abertura de mundos ilusória que nos obriga a um loop monótono de percorrer trechos de nível, construir determinada construção e avançar. Sem puzzles, sem habilidades inatas a cada personagem, apenas uma experiência de apanhar peças de LEGO coloridas e construir determinados objectos repetidas vezes para avançar no mapa.

Olhar para o level design e para os cenários de The LEGO Movie 2 Videogame lembra-nos o quanto a falta de criatividade e aura de “que se lixe” que este jogo tem. Apesar da repetição da fórmula, o que sempre senti de jogo para jogo da LEGO é que os seus game e level designers esforçavam-se para ser criativos não só com os personagens de cada jogo mas também com o detalhe e criatividade do desenho dos níveis. The LEGO Movie 2 Videogame não tem nada, é apenas uma placa insensível de conteúdo por onde andamos a vaguear, numa mimetização martelada dos acontecimentos do filme.

O mero acto de fazer completionist em The LEGO Movie 2 Videogame torna-se exasperante, por trás de um conceito extemporâneo de loot boxes. Apesar de não existir qualquer tentação de microtransacções visível no jogo, a realidade é que substituir as formas inteligentes de desbloquear personagens através de puzzles de tantos outros jogos, limitando-se à outra forma clássica de o fazer, através do grind, mas adicionando-lhe um factor aleatório de não sabermos o que vai sair dali.

Com um enredo tão interessante no filme, é uma pena que The LEGO Movie 2 Videogame não tivesse o tempo, a criatividade ou o engenho de ser algo mais que uma skin banal de Lego Worlds. Com tantas potencialidades mecânicas vindas de um filme que mistura a Lego com ambientes à Mad Max e de exploração espacial não-aproveitadas, a TT Games demonstrou que a entrega interna do desenvolvimento deste jogo às mãos da TT Fusion poderá ter morto o entusiasmo em torno dos jogos da LEGO até aos olhos daqueles como eu que os seguem com um grande nível de fidelidade.