Caçada Semanal #197

Uma espécie de MCU de Bollywood, como exemplo.

Super Captain 3D e Crime Girl podia ser uma nova série ou filme de super heróis mas não é são os dois indies que estarão sob leve escrutínio nesta caçada, a número 197.

Super Captain 3D

R-Type, Gradius e Katakis são sidescroller shooters que marcaram a história dos videojogos. Ainda hoje são usados como exemplos clássicos do estilo, Super Captain 3D não irá estar no mesmo patamar ou ficará de alguma maneira escrito nos anais da história, é um jogos simples mas eficaz naquilo que se propõe fazer. Como dizem os americanos “it does what is says on box”. Não faz promessas que não cumpre, não tenta ser mais do que é, um pequeno exercício de produção de videojogo que combina visuais diferentes.

Controlando o titular Super Captain 3D enfrentamos hordas de inimigos que devemos destruir para impedir a invasão do planeta. Vamos viajando por um cenário de efeito ilusório 3D destruindo adversários pixelizados e apanhando power ups até enfrentar e derrotar um Boss, passando assim ao nível seguinte repetindo sem tirar nem pôr uma fórmula que é repetida há décadas.

Com um custo de €2.39, não podemos esperar muito deste jogo apesar dele dar um pouco mais do que se espera já que o pequeno detalhe de ter uma combinação de inimigos 2D contra um cenário e protagonista 3D(ish) é interessante. É engraçado e pelo preço não se desperdiça muito dinheiro se não gostarem…

Crime Girl

Crime Girl, também vai buscar alguma nostalgia a jogos dos anos 80, em especial a Ice Climber da NES. Mas só um pouco.

Usando um visual retro, o objectivo de Crime Girl é cometer um crime, o maior de todos os roubos. As jóias das torres de Londres… Ok, não faz sentido mas é isso… o que faz sentido é a mecânica do jogo apesar de estranha no seu início. Enquanto Super Captain 3D é um jogo horizontal, Crime Girl é vertical e a movimentação é feita através de um gancho e corda que iça a personagem.

Os níveis simples quase sem adversários vão-se tornando mais complexos e labirínticos, puxando cada vez mais da capacidade mental e velocidade do jogador para chegar ao ponto seguinte, nunca sendo totalmente hardcore, não é fácil.

Acaba por ser uma espécie de puzzle game que cada nível é um ecrã diferente e vamos subindo para o nível seguinte. Não está mal feito mas também não acho que valha os €8.19 que pedem por ele. É sempre difícil avaliar a qualidade de um jogo pelo valor mas no fim das contas, literalmente é isso que conta, se recuperamos em divertimento o dinheiro investido. No caso deste jogo não me parece que aconteça. Talvez com uns 10 a 15% de desconto.