Todos gostamos de nos juntar com o nosso grupo de amigos e desfrutar de uma série de horas bem passadas. Então se o conseguirmos fazer a custo 0, parece a junção do útil ao agradável. É verdade que jogos narrativos consegue ser um hobby dispendioso, mas podemos encontrar conforto nos vários criadores que dão vida aos seus projectos e os disponibilizam gratuitamente. Tal é o caso de True Lives of The Cosmic Champions, de Jay Iles.

Neste jogo de uma só página, assumimos o papel de campeões imortais que se vêem a combater eternas ameaças ao nosso Sistema Solar. Sair vitorioso não é difícil, e por isso, estamos aborrecidos. Conforme consta no texto de jogo, os conflitos contra estas facções inimigas são apenas uma desculpa para conviver com os nossos amigos e aliados, bem como arranjar novo e melhorado equipamento (não fosse o videojogo Destiny a principal inspiração do autor).

Começamos por criar o nosso Campeão, e tal se resume a escolher uma série de tópicos já estabelecidos, que vão desde um elemento a um tipo de luta, até à nossa maior vergonha.

Antes de começarmos a aventura, usamos a tabela What’s New para aferir novos elementos sobre o mundo, a nossa personagem, e a relação com os restantes jogadores. Posto isto, cada jogador trata de referir para que planeta é que vai, que inimigo vai enfrentar, que planeta está em risco caso falhe e qual a recompensa em caso de sucesso. Sim, os jogadores, porque True Lives of the Cosmic Champions não tem Mestre de Jogo.

Com isto delineado, cada jogador trata de descrever o tipo de ameaça e como lida com ela. Os dados são então lançados, decidindo se a mesma é derrotada ou não. Com isto revelado, passam-se às descrições do que se obtém em caso de sucesso, e das consequências do fracasso (que por acaso só acontece se todos os campeões, de alguma maneira, caírem em combate).

Simples, rápido e eficaz. True Lives of the Cosmic Champions é isto, sob a certeza de que ninguém ficará indiferente e que não haverá momentos mortos à mesa.

O PDF pode ser adquirido aqui, e caso queiram apoiar Jay Iles, podem fazê-lo através do seu Patreon.