Desde tempos primordiais que os ovos têm um significado especial que se tem mantido coeso até os nossos dias, símbolos da fertilidade e do renascimento da vida, uma das representações da Primavera que desde esses tempos longilíneos celebrou a vida. Diversas culturas pelo mundo têm esse fascínio e admiração e foi sempre oferta como moeda de troca.

Ovo de Avestruz decorado, encontrado no Egipto, 3600 B.C

Hoje funde-se com rituais pagãos e celebrações cristãs que se apropriaram destas celebrações, mais um símbolo de marketing e do capitalismo, o ovo da Páscoa tem um pálido significado de troca e oferta, mas sobretudo de surpresa, a alegria de receber algo e a expectativa de algo novo e diferente.

Popular Ovo Kinder da Páscoa, neste ano alusivo ao Mario Kart!

O ovo de chocolate, que nas cortes francesas era um luxo, quem os recebia esperava encontrar algo ainda mais valioso no seu interior. Esse fascínio foi explorado, até porque continua a ser algo que nos é natural, a curiosidade.

Ovo Fabergé uma de muitas obras-primas da joalharia produzidas por Peter Carl Fabergé, do tempo dos Czares no século XIX

Tal ritual originou um conceito que tem sido explorado nos softwares e nos videojogos com um significado novo, um termo que hoje tem uma maior abrangência, mas o mesmo valor de base. Em qualquer um dos meios, o termo significa esconder algo, uma surpresa que é guardada para alguém a encontrar por acaso.

O chamado Easter Egg pode ser uma mensagem escondida, um imagem ou outra qualquer coisa, até uma sala escondida, um novo modo de jogo, uma missão.

Muitos easter eggs também serviam de paródia a outros jogos!

Alguns exemplos notáveis de easter eggs:

O jogo da Atari 2600 chamado de Adventure é ainda hoje replicado em muitos jogos actuais, o seu exemplo é clássico, resumindo-se em encontrar uma sala secreta que entre objectos raros leva a uma outra sala com a mensagem “Created by Warren Robinett” , este ester egg foi significativo e importante pois na altura não se dava credito aos programadores pelos seu trabalho, algo que hoje é dado adquirido e um direito!

The Secret of Monkey Island um jogo repleto de segredos como todos gostamos!

O Konami Code é outro tipo de easter egg: em vez de desbloquear conteúdo ou uma mensagem, oferece poderes especiais ou mais vidas, apareceu pela primeira vez no jogo Gradius e depois no Contra, e continuou a ser usado nos jogos que se seguiram e tornou-se tão popular que muitos outros para além da Konami adoptaram este cheat-code e não em apenas jogos.

Em jogos de aventura a oportunidade foi muito bem aproveitada, e são ricos os exemplos de variados easter eggs no mesmo jogo, desde objectos com significados especiais a diálogos com um significado escondido. No software os meus favoritos são o Hall of Tortured Souls, escondido no Excel 95, gerou teorias da conspiração de que a Microsoft seria uma empresa com interesses obscuros ligados ao satanismo, e outro é o jogo Gorillas, um jogo em qbasic escondido no DOS 5.

Não era bem um jogo mas dava para entreter

Para de certa forma celebrarmos esta altura que muitos de nós aproveitamos para estar em família, uns a celebrar o significado religioso, outros simplesmente a gozar duma pausa bem merecida, as mini-ferias da Páscoa. Perguntei aqui à malta o que sugeriam:

Nuno Marques

Na temporada da Páscoa, nada como revisitar uma das minhas caças aos ovos favoritas! Recomendo vivamente Spiro: Year of The Dragon, tanto a versão original, como a remasterizada. Um verdadeiro clássico em que Spyro atravessa os mundos em busca de ovos de dragão roubados, encontrando um elenco extremamente divertido de personagens pelo caminho!

Spyro: Year of the Dragon tem easter eggs, mas o mais particular só surge se piratearem o jogo. Original!

João Machado

Os melhores Easter Eggs são postos por Cuccos, toda a gente sabe disso. Por isso recomendo Ocarina of Time. Até porque é o primeiro jogo que que meu algum gosto por easter eggs. Dentro do Castelo de Hyrule, quando entramos lá com o Link em miúdo há um easter egg que se vê quadros do Mario e Luigi por uma janela, mas apenas de uma certa perspectiva .

The Legend of Zelda: Ocarina of Time está recheado de easter eggs, este exemplo simples mostra um quadro com o Mario

Ricardo Mota

Astroneer. Porque estou a jogá-lo e porque tem easter eggs em tributo ao membro da equipa deles que faleceu durante o desenvolvimento do jogo.

João Costa

Dixit. Porquê? Porque dá para toda a família e tem tokens em forma de… coelho.

Coelhos, mas não são de chocolate

Ricardo Correia

Com o anúncio de Borderlands 3 decidi que este período festivo era a altura certa para finalmente terminar Borderlands 2 e a sua sequela, dois jogos que comprei com todos os DLCs e que ficaram ambos a meio vítimas da quantidade animalesca de jogos que nos vão chegando. Por ironia do destino, e deste Tudo ao Molho especial que o André decidiu levar a cabo, tenho-me fartado de rir com a quantidade absurda de Easter Eggs presentes em Borderlands 2. E aproveitei a deixa para descobrir que a mão-cheia que já encontrei é apenas uma pequena amostra do que ainda está para vir.

André Marrucate

Eu agora aproveito para terminar e sugiro o Assasins Creed Unity, por duas razões: está neste momento grátis na Ubistore e porque é um jogo repleto de detalhes, com muitas surpresas num mundo de exploração e também ele rico em easter eggs.

Glitches também são uma especie de easter eggs, não são?

Aproveitem!

E já agora encontre o easter egg no artigo, quem o ler e descobrir recebe um prémio especial da nossa equipa!