Há coisas de semanas dizia ao nosso ilustre Líder e Editor-Chefe que estava a precisar de um jogo leve para a minha Switch, algo que pudesse pegar de vez em quando jogar uns minutos e deixar para o lado. Aqueles jogos que podemos usar simplesmente para limpar a cabeça e não precisamos de pensar para o jogar. Claro que a minha primeira opção era o FIFA 18 que custa cerca de €20, mas depois ganhei juízo. Recentemente fui tentado mais uma vez pelo FIFA, desta vez o 19 numa campanha de saldos mas depois vi que estaria disponível também Active Soccer 2019, e nunca mais olhei para outra coisa.

Active Soccer 2019 da The Fox Software foi uma espécie de paixão à primeira vista. Paixão antiga, primordial, nostálgica. Todas as imagens e vídeos de Active Soccer lembravam-me os jogos de futebol da minha infância. Sensible Soccer, Italia 90 a até Fifa 94 na sua perspectiva isométrica.

Podemos aproximar ou afastar, colocar na horizontal para uma vista mais actual ou vertical para ter aquela sensação pura de Sensible Soccer

A maneira mais simples e eficaz de falar sobre Active Soccer é inferindo que quem o criou é fã desses jogos de certeza.Toda a jogabilidade é a clássica dos Sensible Soccer, um futebol aparentemente simples que se torna mais complexo conforme exploramos mais o jogo. É fácil perder a bola (sem as ajudas de controlo automáticas) e dar efeitos pós-remate é tão gratificante como frustrante. O meu record neste momento foram 14 bolas nos ferros em 22 remates. Mas é essa precisão minuciosa que torna este jogo uma delícia de ter nas mãos. Até me vejo obrigado a confessar que fui humilhado nos meus primeiros jogos, tendo que reduzir a dificuldade até me habituar a tudo para depois começar a minha carreira a tempo inteiro.

Algo que me enganei quando adquiri Active Soccer 2019 foi pensar que ia ter um joguito simples, com meia dúzia de equipas com nomes de jogadores falsos como Witsen Eboardo do Braga, Joeu Fatix dos Lisboa Encarnados, aquele avançado do Porto o Malaga ou Blono Farnanbes do Lisboa Verde-e-Brancos, isto se tivesse a Liga Portuguesa. Algo que pode ser frustrante para quem gosta das suas equipas e jogadores licenciados, mas para quem não se importa ou até quer ter o trabalho/prazer de actualizar todos os dados, o editor é bastante práctico e não faltam dados, já que temos mais de 100 ligas principais e secundárias pelos mundo inteiro em que cada equipa tem plantéis com mais de 30 jogadores quando incluímos os reservas. Mas isso não é o mais importante ou o melhor deste simulador arcade, contudo é difícil explicar porque é uma sensação, um feeling que o jogo dá que nos transporta para outros tempos, para outras décadas e outros estilos de jogar mais arcade, mais simples mas ao mesmo tempo desafiantes. Aqueles jogadores pixelizados a correr pelo campo, as suas animações, a viagem ao passado não pode ser explicada apenas sentida.

Se pudesse resumia Active Soccer 2019 numa palavra apenas: Diversão.

Além disso, temos um modo carreira bastante completo em que podemos pegar em qualquer clube e cumprir um objectivo. Eu estou a tentar ganhar o campeonato nacional com o meu Braga, não está a ser fácil mas como não há VAR também não é impossível. Depois vou tentar levar o Leeds de volta para a primeira divisão inglesa e ver onde consigo chegar.

Active Soccer 2019 é uma jóia nostálgica com laivos de modernidade na Switch (versões PS4 e XBox One serão lançadas em breve) pela módica quantia de €9.90 levamos um jogo simples para quem quer apenas “dar uns toques na bola” e complexo para quem se quer embrenhar a fundo. Dá para jogar 5 minutos ou 3 horas seguidas. Se quiserem um jogo de futebol comprem este.