“Brasília, 1990. O Foro de São Paulo emprega tecnologia da moribunda União Soviética para criar soldados socialistas perfeitos, combinando o DNA humano com o ursídeo. É chagada a hora de acabar de vez com os Illuminati nazistas reptilianos que secretamente governam o Brasil de seu esconderijo debaixo do planalto e unir todas as repúblicas da América Latina em uma só nação socialista.
“É hora do Levante Ursal!”.
É assim que começa a nossa aventura no mundo de Levante Ursal, um jogo desenvolvido por Igor Moreno em que todos os jogadores são ursoldados treinados para exterminar as forças Illuminati nazis reptilianas e os seus diabólicos planos de controlo do mundo.
O processo de criação de personagem é simples. Cada jogador escolhe um tipo de urso (incluindo um urso de peluche), cada um com a sua habilidade própria que permite sucessos automáticos, e uma especialidade, como combate desarmado e hacking. Não é preciso preocuparmo-nos com equipamento porque os ursoldados estão sempre equipados com o que precisam!
A acção começa à entrada da base inimiga, e cabe aos jogadores começar a delinear quais os obstáculos (sendo este o primeiro) que têm que ultrapassar. Esta decisão é feita através de votos, ficando o vencedor responsável por descrever o obstáculo e como tenciona superá-lo (em caso de empate, há uma série de perguntas que podem ajudar a desempatar, como quem bebeu vodka mais recentemente e quem tem a melhor tatuagem de urso). Para além disto, o jogador eleito atribui um nível de dificuldade ao obstáculo que vai de 1 a 5. De forma a obter um sucesso, deve rolar acima do valor escolhido num dado de 6 faces. Desta feita, cabe ao jogador à sua esquerda descrever como é que superou o obstáculo. Caso falhe, cabe ao segundo jogador à sua esquerda (porque a direita não existe) narrar esse mesmo falhanço. De referir que os ursoldados nunca morrem, uma vez que são máquinas de combate perfeitas.
A dificuldade nos obstáculos bem-sucedidos é acumulada em Pontos de Glória. Podem ficar descansados que os insucessos não interferem de qualquer maneira, pois a Pátria Grande é inabalável!
Assim que os Pontos de Glória são iguais a cinco vezes o número de jogadores, os mesmos passam a estar no nível de segurança máxima da base Illuminati nazi reptiliana. Assim sendo, a dificuldade dos obstáculos nunca pode ser inferior a 3. Ao chegar a um valor de dez vezes o número de jogadores, estes estarão finalmente cara-a-cara com o Líder das forças Illuminati nazi reptilianas, que pode muito bem ser quem os jogadores acharem por bem. Este confronto tem automaticamente uma dificuldade de 5, e é o tudo ou nada!… até que alguém o consiga superar.
Levante Ursal é isto, um jogo curioso com uma premissa deliciosa, capaz de satisfazer os interesses de todos independentemente da inclinação política e da obsessão por teorias da conspiração. Brilha especialmente em one-shots onde os vários tipos de ursos podem ser experimentados e vários Líderes podem ser derrotados.
Podem obter o PDF gratuito aqui.