No que toca a escrever uma história, a forma como o fazemos e o método que utilizamos tende a variar consoante aquilo que pretendemos. Se estivermos a escrever um livro ou um conto, um bloco de notas é uma ferramenta excelente. Contudo, se estivermos a preparar uma campanha de um qualquer jogo narrativo, podemos estar a acabar por complicar a nossa vida.

Se a história for linear, os problemas não serão muitos, mas se estivermos a contar com a incógnita da imprevisibilidade, então devemos ter outros pontos em consideração. É verdade que cada Mestre de Jogo terá o seu método e a sua forma de preparar as suas sessões, e desde que resulte, não há nada a apontar. Ainda assim, aqui fica o método que uso nas minhas.

Comecei por usar vários blocos de notas, um para cada campanha. Apesar de identificados, eram fáceis de misturar e a informação perdia-se com facilidade. Até porque alguns desses blocos eram referentes a campanhas diferentes a decorrer no mesmo mundo. Para dar asas à confusão, procurar expandir um capítulo ou uma secção que já tinha sido dada como concluída, levava apenas a um mar de asteriscos e remissões que mais não era que um labirinto narrativo.

De forma a simplificar, e até para não ter o papel constantemente atrás de mim, optei pela criação de um documento de Google Docs para cada setting e não para cada campanha.

Na preparação, trato de escrever vários parágrafos (bullet points) e as respectivas ramificações quanto ao que pode acontecer face às acções dos jogadores. Desde a reacção de NPCs a consequências de eventos passados, todas as possibilidades ficam registadas.

Partindo do princípio que a sessão está preparada, chega a altura de a expor aos jogadores. Quando concluída, em seguimento, e numa cor diferente de forma a destacar, fica um resumo do que aconteceu. A estrutura mantém-se, com parágrafos sucintos e com toda a informação relevante a desconstruir na preparação para sessões anteriores.

Não é propriamente algo agradável ao olhar, mas cumpre o seu propósito e permite-me fazer o levantamento do ponto de situação a qualquer momento. Ao fim do dia, ele resulta, e posso facilmente editar e acrescentar informação, até porque ideias novas são sempre uma constante.

Ninguém disse que era fácil, mas toda a gente defende que vale a pena.