A 16 de maio de 2019 foram os 20 anos da estreia de Star Wars The Phantom Menace, e apesar de ser dos filmes mais odiados da saga por entre outras coisas nos ter presenteado com Jar Jar Binks e midi-chlorians também nos deu coisas boas como Darth Maul (mal desenvolvido no filme mas salvo nas Clone Wars e Rebels), alguns dos designs de naves mais fantásticos de uma galáxia muito muito distante como o Naboo Starfighter ou o Nubian Starship, a grande composição de John Williams “Duel of the Fates” e o tema deste Ia-me Esquecendo Star Wars Episode I Racer, lançado entre 1999 e 2000 para uma multitude de plataformas como Windows PC, Nintendo 64 e Sega Dreamcast entre outros, há um ano que está disponível em versão “remasterizada” no Gog e Steam.

Olhando numa perspectiva mais ampla, Star Wars Episode I Racer (Pod Racing) não era um jogo de corridas genial quando foi lançado e muito menos hoje em dia, há vários que o superam em jogabilidade, gráficos e seja o que for mas num ponto de vista de exclusivo do universo de Star Wars é sem dúvida dos mais emblemáticos tal como a corrida o é no filme The Phantom Menace. Há duas coisas que toda a gente se lembra deste filme, a luta entre Obi-Wan e Qui-Gon vs Darth Maul e esta corrida em Tatooine. A luta nunca conseguiu ser reproduzida num ambiente digital apesar de Star Wars Jedi Academy e em especial o mod Movie Battles II estarem relativamente próximos mas o ambiente, emoção e no geral todo o feeling de Pod Racing conseguiu ser colocado num ambiente de jogo e até expandido.

Começando pela corrida original em Tatooine e levando-nos por um campeonato à lá Mario Kart espalhado pelos vários planetas das regiões limítrofes da galáxia vemos o quão expansivo era o antigo Expanded Universe e a facilidade de acesso dado à LucasArts que utilizou planetas “reais” do universo com todas as suas especificações tal como os detalhes de criação dos Pods e personagens da informação do filme e até a sua banda e efeitos sonoros que ajudam consideravelmente à autenticidade do jogo.

Dentro dos seus modos, o torneio é o mais interessante já que além das típicas pontuações numa taça em que o vencedor é quem tem mais pontos acumulados mas cada corrida acarreta um prémio monetário que depois é aplicado na compra de peças para melhorar o nosso Pod ou comprar novos, que podemos utilizar posteriormente nos modos livres e time trial. De certa maneira Pod Racing é uma espécie de filho bastardo de Mario Kart e Need for Speed, no qual herda algumas características de cada um dos seus progenitores e ficamos sempre com a sensação que ficava a ganhar ainda mais se pudéssemos quitar os Pods com neons e umas pinturas à maneira.

Na verdade o ponto mais forte de de Star Wars Episode I Racer é a sua ligação óbvia ao filme que é considerado dos piores filmes da saga criada por George Lucas, porque mesmo a sua sensação de velocidade extrema, é superada por outros contemporâneos como Wipeout, contudo é daqueles jogos invulgares em que não podemos dizer que é “O” melhor neste ou naquele ponto específico mas quando se juntam todas a suas partes medianas ou ligeiramente melhores temos uma obra que no seu todo é bastante boa.

Star Wars Episode I Racer é memorável como clássico Yogi Bear, ou Zé Colmeia em Português. Não é o urso mais esperto de todos, é só mais esperto que o urso comum.