Já foram a um casamento ou aqueles eventos que os homens vão de fato, as mulheres de vestido e cabelo armado, e há algo como 5 pratos para comer numa refeição mas já estamos cheios quando acabamos o segundo? Nessas situações especialmente entre pratos de peixe e carne costumam dar uma bebida ou algo para limpar o palato. Muitas vezes também precisamos de algo para limpar o palato entre jogos, especialmente jogos nos quais passamos largas dezenas ou até centenas de horas. Nós, que fazemos análises de jogos precisamos bastante de algo que nos faça deixar de pensar no jogo que estamos a largar antes de pegar noutro novo. Por isso é que tenho uma lista de jogos que servem para passar uma escova virtual pela minha língua digital.

Antes de dar alguns exemplos de bons jogos para fazer esquecer outros, dá algum jeito fazer uma certa distinção entre jogos prato principal e jogos de limpar o palato, tal como jogos de entrada e sobremesa.

Jogos de Entrada 

Há dois tipos de jogos de entrada, sendo os primeiros os de entrada num género, como um modelo mais simplificado de um estilo mais complexo, pensemos em Mario+Rabbids como um jogo de entrada para o mundo das tácticas por turnos ao invés de ir logo para uma coisa mais pesada como XCOM, e há os outros jogos de entrada. Depois, há os outros jogos de entrada, aqueles que usamos para entrar no espírito de jogar, não são jogos que vamos investir horas seguidas a um alto nível de empenho mas servem para um aquecimento. Não são jogos casuais, mas também não são hardcore.

Jogos Prato Principal

Aqueles jogos que dedicamos dias inteiros da nossa vida, jogos habitualmente longos que demoramos 20 a 60 horas no mínimo para acabar. Aqueles em que nos empenhamos de tal modo que vestimos quase totalmente a pele do nosso personagem (mesmo que não tenham um personagem, por exemplo Civilization) e precisamos largar essa pele antes de passar para outro. Tipo, antes de saltar de uma relação longa para outra é preciso dar umas voltas pelo parque…

Jogos para limpar o palato

As voltas pelo parque, aqueles jogos que não são casuais mas podem ser entendidos como tal. Não são um caso de uma noite, podemos jogar algumas vezes, durante algum tempo, mas não são nada com muito conteúdo mas têm uns pontos interessantes, acima de tudo não temos que pensar muito neles quando os jogamos. Habitualmente são bonitos e calmantes, ou bonitos e excitantes. Ou só bonitos, só calmantes, só excitantes. Aqueles que ligamos, damos umas jogadas e metemos de lado até a próxima vez.

Jogos de sobremesa

Jogos que conhecemos e adoramos, já jogámos muitas vezes mas mesmo assim e especialmente quando não estamos com paciência ou vontade para jogar, são os que vamos buscar, porque são-nos especiais. Estão a ver quando na situação dos casamentos e grandes comensais dizemos algo como “Estou tão cheio que não consigo comer nem um bago de arroz!”, mas se nos trazem uma sobremesa e comemos logo? É porque sobremesas não vão para o estômago, vão para o coração. Jogos sobremesa também.

Feito o esclarecimento aqui vai parte da minha lista de jogos para limpar o palato, sem ordem especial:

Abzu

FIFA (Qualquer um)

Forza Horizon (Preferencialmente o 3, mas os outros também servem)

PES (Qualquer um)

Injustice

Mini Metro

Reigns (Qualquer um)

Crackdown

Fire Pro Wrestling

One Finger Death Punch (ambos que também são sobremesa para mim)

Super Mario Galaxy

Têm outros que se encaixem? Sugestões aceitam-se.