Como já era sabido há semanas, o Lisboa Games Week avança para a sua 6a edição já sem os seus organizadores, a empresa E2Tech. A FIL assume assim a responsabilidade de desenvolver a 6a edição daquele que se tornou ao longo dos últimos anos como o maior evento de videojogos em solo nacional, ultrapassando a marca dos 60k visitantes na última edição.

O processo de separação das duas entidades, e as respectivas polémicas, já foram sobejamente antevistas pelo Miguel Cruz, e desenvolvidas pelo Rui Parreira no Sapo Tek após o anúncio do XL Games World. O Lisboa Games Week decorrerá assim nos dias 21 a 24 de Novembro, no fim-de-semana a seguir ao XL Games World, e com o intuito de se estender até aos 80000 visitantes, focando parte da sua atenção ao público espanhol, segundo indicou Pedro Braga, Diretor Geral Adjunto da FIL ao Rui Parreira. O real impacto desta separação, da existência de dois eventos muito próximos um do outro e da aposta de comunicação em Espanha são algumas das variáveis em jogo para percebermos e medirmos, no final de Novembro, o sucesso dos dois eventos.

A grande novidade já avançada é a criação de uma aplicação para smartphones para desenvolvimento e criação da sua comunidade de fãs, de nome LGW Club, e que incluirá, segundo o plano avançado, com informações sobre o mercado e a possibilidade de giveaways.

Novembro será um mês cheio de eventos de videojogos e tecnologia, se nos lembrarmos que o Web Summit começa a partir de dia 4 de Novembro.