Pelo menos 3 vezes afirmei publicamente na semana passada que a qualidade crescente dos videojogos produzidos pelos finalistas das licenciaturas em portugal é surpreendente. Uma delas foi precisamente na apresentação dos trabalhos dos finalistas da Universidade Lusófona de Lisboa, onde até os jogos produzidos pelos alunos de 2º ano revelaram uma grande qualidade conceptual e técnica. Uma semana antes já tinha testemunhado a mesma situação, o mesmo entusiasmo e a mesma qualidade noutra instituição universitária lisboeta: o IADE.

É precisamente nesta instituição de ensino, no campus de Santos, que irá decorrer o primeiro GameDev Student Showcase, não só da Universidade Europeia, mas de qualquer estudante ou grupo de estudantes de qualquer instituição de ensino que se queira inscrever para expor jogos desenvolvidos em contexto académico ou game jams no ano lectivo de 2018/2019.

Para além de louvarmos a iniciativa, é curioso ver que a abertura que existe na comunidade de desenvolvimento de videojogos em Portugal se estende também para as áreas de ensino contíguas, com as instituições a mostrarem que não existe competitividade, mas sim partilha de conhecimentos e experiências numa área em que os vários interlocutores se intersectam.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente através deste formulário, e a mostra decorrerá no IADE dia 17 de Julho das 14h00 às 20h00 e é aberto ao público. Se quiserem acompanhar as novidades podem seguir o grupo de Facebook oficial da iniciativa, que já conta (à hora de publicação deste artigo) com mais de vinte projectos inscritos.