Para além das consolas que qualquer jogador e até o público geral conseguem identificar num ápice, há um mundo de consolas e modelos que mesmo o mais acérrimo dos fãs de videojogos não conhece. Alguns exemplos disso são as consolas Divers 2000 CX-1, a Hyunday Comboy, a PlayStation 10 Million Model, ou mesmo a Xbox Panzer Dragoon Orta que são muito pouco conhecidas.

Apesar de serem consolas das marcas Sega, Nintendo, Sony e Microsoft, respectivamente, são variantes ou edições especiais de consolas comuns.  A Sega Divers 2000 CX-1 é uma TV de 14 polegadas com uma Dreamcast e em estado novo, em caixa, pode custar 5000 euros. A Nintendo Hyunday Comboy é a versão coreana da NES, Nintendo Entertainment System, a PlayStation 10 Million Model (300 exemplares) e a Xbox Panzer Dragoon Orta (1000 exemplares) são duas edições especiais da Playstation 1 e da primeira Xbox respectivamente.

Para além das edições especiais ou modelos raros, as consolas usuais costumam ter versões personalizadas. Por exemplo, as consolas da marca Gatti são banhadas a ouro e custam 49.999 Dirhams (AED), cerca de 12.000 euros.

Mas raro não quer dizer valioso e neste caso quer-se dar a conhecer consolas que são obscuras. Obscuras pois são muito pouco conhecidas pelo público e, como é expectável, um número reduzido de pessoas as experimentaram. Estas consolas não tiveram grande sucesso sendo que algumas delas foram grandes falhanços de mercado e, como tal, estiveram muito pouco tempo à venda. De salientar de que para cada consola que tenha tido sucesso, muitas outras houve que passaram para os anais do esquecimento.

Eis algumas destas consolas, não portáteis, ordenadas cronologicamente.

Channel F

A Fairchild lançou a Channel F em 1976. Foi a primeira consola da segunda geração de consolas, ou seja, foi a primeira consola com microprocessador e com cartuchos de memória ROM. O comando foi igualmente revolucionário pois é um joystick sem base, com um cursor em forma de triângulo e esse cursor pode ser empurrado para dentro ou para fora sendo assim utilizado igualmente como um botão. Foi vendida na Europa com diferentes marcas: Saba na Alemanha, Grandstand no Reino Unido, Luxor na Suécia e Barco Challenger na Itália e Bélgica. Foi ofuscada pela Atari 2600.

Studio II

Uma das primeiras consolas da segunda geração e foi lançada em 1977 pela RCA. Ainda a preto e branco e com capacidades inferiores tanto à Faichild Channel F como à Atari 2600. A consola não tinha comandos, em vez tinha 2 teclados numéricos muito próximos um do outro. Teve apenas um ano de vida e 15 jogos.

1292 Advanced Programmable Video System/Interton VC-400

A 1292 Advanced Programmable Video System foi originalmente feita pela empresa Britânica Radofin e lançada em 1978. Foi licenciada por outras marcas: Acetronic, Prinztronic, Fountain, Grandstand, Audiosonic, Hanimex e Lansay. Algumas das versões destas marcas eram esteticamente iguais à da Radofin mudando só o logo, outras versões eram completamente distintas no seu design. A 1292 Advanced Programmable Video System faz parte de um grupo de consolas que tem o mesmo processador Signetics 2650A CPU e que apesar não serem clones, são capazes de correr os mesmos jogos (embora possa ter que ser utilizado algum adaptador). Algumas das consolas deste grupo são: Interton VC-4000, Grundig Super Play Computer 4000, Videomaster Database, Waddington/Voltmace Database, Rowtron Television Computer System, Karvan Jeu Video TV, Societé Occitane Electronique OC-2000 e ITMC MPT-05. Existem cerca de 60 jogos para estas consolas.

Astrocade

Lançada em 1978 pela Bally, tinha originalmente o nome Bally Home Library Computer e teve muito pouco tempo no mercado. Cerca de 8000 consolas foram vendidas por encomenda e em 1979 a Bally decidiu vender a sua divisão de desenvolvimento de videojogos.  Em 1981 a consola foi relançada com o nome Astrocade e foi vendida até 1984. A Astrocade é conhecida por ter gráficos superiores às consolas da época e tem uma versão genial de Wizard of War chamada The Incredible Wizard e tem uma biblioteca com menos de 30 jogos.

 

MP-1000

Lançada em 1978 pela APF, a MP-1000 é uma consola que só teve 13 jogos. Os jogos eram maus excepto o Space Destroyers que é um clone do Space Invaders. O mais interessante desta consola é que pode ser integrada numa outra máquina, a Imagination Machine, que era um teclado e um leitor de cassettes. As consolas Intellivision e Colecovision mais tarde usaram este conceito. Foi descontinuada em 1981.

Cassette Vision

A Cassette Vision foi uma consola da segunda geração, lançada pela Epoch em 1981 e apenas no Japão.  Vendeu mais de 400 mil unidades e foram lançados 12 jogos. Em 1983 a Epoch lançou a versão Junior que era mais barata e custava um terço do preço na Nintendo Famicom que tinha acabado de ser lançada. A Epoch com a Jr. tentava ganhar tempo para lançar a Super Cassette Vision que, essa sim, poderia rivalizar com as consolas da Sega e da Nintendo. Teve mais sucesso que outras consolas obscuras da sua época, nomeadamente a Bandai Supervision 800 e a Takatoku Video Cassette Rock.

CreatiVision

Introduzida em 1981 pela Vtech, era fabricada em Hong Kong mas era vendida principalmente na Europa pois a Vtech era sediada em Estocolmo, Suécia. 17 jogos foram lançados para o sistema e desses muitos eram clones de jogos famosos. Descontinuada em 1986.

 

Adventure Vision

A Adventure Vision é uma consola com monitor monocromático lançado em 1982 pela Entex. Apenas 4 jogos foram lançados e é uma das consolas mais apetecíveis para coleccionar. O ecrã monocromático vermelho usa tecnologia semelhante ao que a Nintendo mais tarde usou no Virtual Boy. Foi descontinuada em 1983.

Arcadia 2001

Lançada pela Emerson em 1982 nos Estados Unidos, apenas teve 35 jogos lançados. Lançada no mesmo ano da Colecovision e sem ports de jogos arcade, não conseguiu ter grande sucesso.  Foi lançada em diferentes países, com diferentes nomes e conhecem-se 30 variantes.

Vectrex

Das consolas obscuras, a Vectrex é uma das mais apelativas. Com monitor de gráficos vectoriais incorporado, tem um design fantástico. Lançada em 1982 pela General Computer Electronics (GCE), sendo que a GCE pouco depois foi adquirida pela Milton Bradley (MB). Foi igualmente lançada no Japão pela Bandai. O monitor monocromático vectorial trazia para casa os gráficos de muitas arcades. Foram lançados oficialmente cerca de 30 jogos.

Compact Vision TV Boy

A Compact Vision TV Boy foi lançada em 1983 pela Gakken no Japão. A altura não poderia ter ser pior pois foi quando a Nintendo lançou a Famicom. Com um design muito próprio e não apelativo, parecia um telefone e ao mesmo tempo um controlador de comboios, foi lançada com 6 jogos. Rapidamente foi cancelada o que a torna uma consola rara.

PV-1000

Lançada no Japão em 1983 pela Casio, foi uma consola que foi lançada ao mesmo tempo que a Sega SG-1000 e a Nintendo Famicom. O lançamento correu tão mal que foi descontinuada passado semanas. PV significa Pocket Viewer e houve mais 3 computadores com a designação PV: PV-2000, PV-7 e PV-16 sendo que os dois últimos são computadores MSX. Foram lançados oficialmente 15 jogos para a Casio PV-1000.

SG-1000

A primeira consola da Sega foi lançada em 1983. Vendeu 2 milhões de unidades, teve uma versão em computador a SC-3000 e uma segunda versão, a Sega SG-1000 II. Foi a predecessora da Sega Mark III que no mundo foi lançada como Master System. É uma consola muito procurada pelos coleccionadores.

Super Cassette Vision

A sucessora da Cassette Vision foi lançada em 1984 no Japão e em França. Em 1985 foi lançada um versão cor de rosa com o nome Lady Cassette Vision e que tentava atrair o público feminino. 30 jogos foram lançados no Japão e apenas 16 em França.

Halcyon

É uma consola com processador Z80 e Laserdisc, desenhada pela RDI e prevista para ser lançada em 1985. A possibilidade de usar Laserdisc double-sided daria a hipótese de ter melhor qualidade de vídeo do que as arcades com jogos de vídeo.  O nome vem do computador HAL do filme 2001: Odisseia no Espaço e estava prevista ser vendida pelo preço de 2500 doláres (em 1985!). Só teve 2 jogos e era comandada por teclado e por um Headset que aceitava comandos de voz. Pensa-se que apenas 10 unidades foram feitas e que foram entregues aos investidores.  É um dos sistemas mais raros que existem.

Zemmix

As consolas Zemmix da Daewoo, são consolas baseadas nos computadores MSX. Lançadas de 1985 a 1995 no mercado sul coreano, o nome Zemmix significa em Português “É divertido” . Há vários modelos das consolas Zemmix baseadas nas configurações MSX, MSX2 e MSX2+. São consolas extremamente raras.

Dina

A consola Dina, também conhecida por Chuang Zao Zhe 50, foi produzida pela Bit Corporation e lançada em 1986 em Taiwan. Licenciada e vendida igualmente nos Estados Unidos com o nome Telegames Personal Arcade. É uma consola extremamente rara e é uma consola híbrida visto que corre jogos da Colecovision e da Sega Sg-1000. É fortemente influenciada no design da Sg-1000 II.

Action Max

Lançada em 1987 pela World of Wonders, era uma consola que usava cassettes VHS. Para ser usada, a Action Max precisa de um leitor VHS para além da consola. Apenas 5 jogos foram lançados e todos funcionam com uma Light Gun.

Video Art

Desenvolvida pela LJN, a Video Art era uma consola educacional. Lançada nos Estados Unidos entre 1985 e 1987, foi descontinuada pouco tempo depois de ser lançada. Foram lançados 9 jogos, todos eles eram jogos de colorir ou de desenhar.

Socrates

A Vtech apresentou a consola Socrates, nome baseado no filósofo, como uma consola educativa. Com comandos sem fios, foi lançada em 1988. Era uma consola cara e com muitos periféricos, 3 no total de 9 jogos.

Terebikko

É uma consola VHS lançada no Japão em 1988 pela Bandai. Foi igualmente lançada nos Estados Unidos com o nome See ‘N Say Video Phone pela Mattel. Tem a forma de um telefone infantil e pode ser ligada a uma TV ou a leitor de VHS. A jogabilidade consiste em carregar nos botões do telefone (leia-se consola)  às opções que apareciam no ecrã.

View-Master Interactive Vision

É uma consola VHS lançada nos Estados Unidos em 1989 pela View-Master Ideal Group, Inc. É uma consola que precisa de um leitor de VHS e destinava-se a um público mais jovem. Tem 4 jogos da Rua Sésamo, 2 dos Marretas e um da Disney.

Commodore 64GS

A Commodore lançou em 1990 na Europa uma consola baseada no computador mais vendido de sempre, o Commodore 64. Obviamente que foi um erro pois lançar uma consola de 8 bits no auge das consolas 16 bits foi um fracasso. A Commodore continua a ter fãs incondicionais das suas consolas e computadores e, como tal, a consola C64GS é muito procurada.

GX 4000

A Amstrad GX 4000 era a versão em consola e miniaturizada do computador Amstrad CPC 6128 Plus. Tinha uma paleta de 4096 cores, mais que a Mega Drive, mas não deixava de ser uma consola de 8 bits a tentar lutar com as consolas de 16 bits. Foi lançada em 1990, vendeu 15 mil unidades e passado um ano foi descontinuada.  Foram lançados 27 jogos e um deles, o Chase H.Q., é considerado um dos jogos mais raros de sempre conhecendo-se apenas 2 cópias do jogo.

Amiga CD32

O amiga CD32 é uma consola de CD da Commodore e foi lançada em 1993, no fim da época dos 16 bits. Foi a tentativa de tornar em consola o computador Commodore Amiga 1200. Em 1994 a Commodore entrou em bancarrota. Ao contrário dos computadores Amiga, o CD32 não teve sucesso. Apesar de ter uma livraria extensa para o seu tempo de vida, quase 200 jogos, estes demoravam muito a carregar, quase todos eram conversões de jogos Amiga e já mostravam a sua idade.

FM Towns Marty

Lançada no Japão pela Fujitsu é considerada a primeira consola 32 bits. Lançada em 1993, teve uma segunda versão apenas com mudanças estéticas lançada em 1994. Houve igualmente uma terceira versão, a FM Towns Car Marty que se instalava nos carros com um sistema de navegação mas que podia ser removida do carro e ser usada em casa. São consolas muito procuradas pelos colecionadores pois são máquinas muito elegantes e têm muitas das melhores versões em consola de jogos arcade.

Laseractive

A Laseractive foi lançada em 1993 pela Pioneer e é uma consola com possibilidades multimédia. Para além de ler CDs (áudio) e Laserdiscs (vídeo e jogos), ainda tinha dois módulos, um para correr jogos Mega Drive e Mega CD e o outro módulo corria jogos PC Engine e PC Engine CD. O preço com todos os módulos era proibitivo, cerca de 2000 doláres. É uma consola muito apreciada por coleccionadores, rara e com preços elevadíssimos.

Playdia

A Playdia foi lançada em 1994 pela Bandai e foi anunciada como uma consola para a família, embora mais virada para um público mais jovem. Com jogos em CD, tinha muitos jogos anime com Full Motion Video de boa qualidade. A maior parte dos jogos eram educacionais mas a Bandai aproveitou as suas licenças e lançou jogos das franquias Ultraman, Dragon Ball, Sailor Moon e Gundam. Lançada apenas  no Japão e conta com 33 jogos.

Loopy

A Casio lançou a Loopy em 1995 e esta consola vinha acompanhada com um impressora térmica que dava para criar autocolantes. Desenhada para um público feminino, os seus jogos são essencialmente aventuras gráficas, jogos de dating e de dressing, e jogos de desenhar.  No total, 10 jogos foram criados para a Loopy.

Super A’Can

A Funtech lançou em 1995 a Super A’can em Taiwan. Era uma consola de 16 bits com o mesmo processador da Mega Drive e da Neo Geo. Quando foi lançada a Super A’Can estava já a competir com as consolas 3D: Saturn, Playstation e N64. Apenas teve 12 jogos e já foi considerada muito rara mas foi encontrado um novo stock de consolas, “New old stock”, e fez com que os preços baixassem.

Pippin

A consola da Apple foi lançada em 1996 e em 1997 foi descontinuada. Foram vendidas 42 mil unidades (por exemplo a Nintendo 64 vendeu entre 350 mil e 500 mil unidades só nos primeiros 3 dias). O comando da Pippin tinha no centro uma trackball e toda a informação que o sistema precisava estava no CD, inclusive o sistema operativo.  Menos de 20 jogos foram lançados embora tenha tido os dois Marathon, FPS da conhecida Bungie que mais tarde criou os Halo.

NUON

Nuon também é o nome do processador desenhado pela VM Labs e que trazia funcionalidades aos leitores de DVD com a possibilidade de jogar jogos. As primeiras máquinas Nuon foram lançadas no inicio do ano 2000 e apenas 8 jogos foram lançados, nomeadamente o Tempest 3000 de Jeff Minter. A Nuon nunca conseguiu competir com a PS2 que foi lançada no mesmo ano. Foi descontinuada em 2003.

XaviXPORT

A XaviXPORT é uma consola dedicada ao fitness. Lançada em 2004 pela SSD Company Limited, a XaviXPort usa motion controls para obrigar o jogador a fazer exercício físico. Alguns periféricos e jogos foram lançados com o nome de Jackie Chan. Descontinuada em 2016.

Muitas outras consolas ficaram por falar, muitas nas consolas da primeira geração como também nas consolas portáteis. A Coleco Telstar Arcade, a Nintendo Virtual Boy são bons exemplos de outras consolas raras ou obscuras.

Brown Box

E depois há os protótipos que são altamente coleccionáveis e os mais raros de todos. O Santo Graal das consolas terá que ser precisamente um desses protótipos, a Brown Box de Ralph Baer e associados. A Brown Box foi o primeiro sistema dedicado aos videojogos que mais tarde deu origem à primeira consola, a Magnavox Odyssey. Actualmente a Brown Box pertence ao National Museum of of American History em Washington e não está em exposição.

É certo que o mais importante nos videojogos, são os próprios jogos mas não se pode esquecer as inovações tanto tecnológicas como artísticas que houve na História dos Videojogos. As consolas, ou os sistemas de jogos, são também uma ferramenta que nos contam os avanços em muitas áreas do conhecimento como: electrónica, computação e matemática. Cada vez há mais museus que querem preservar todo este espólio e por exemplo o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o Moma,  já tem videojogos na sua colecção permanente. O Moma está principalmente interessado em adquirir Hardware mas o código-fonte dos jogos é o que dão mais primazia.