A tecnologia de Realidade Virtual tem tido um contínuo desenvolvimento nos últimos anos e para todos os entusiastas de jogos ficou sempre a promessa de uma mudança radical na forma como jogamos. Em boa verdade tal ainda não aconteceu porém grande passos foram dados e temos inclusive bons indicadores de uma aposta de várias marcas nesta tecnologia.

Neste artigo vamos tratar especificamente de Realidade Virtual relacionada com videojogos pois em boa verdade existem muitas e incríveis aplicações da tecnologia muito para além desta utilização. Nesta primeira parte vamos focar nos produtos que são actualmente os mais importantes no mercado, num segundo artigo falaremos dos produtos no topo da cadeia, do Oculus Quest e das diversas abordagens que têm sido feitas á esta tecnologia.

Os aparelhos em análise:

  • Oculus Go
  • PSVR
  • Oculus Rift
  • HTC Vive
  • HTC Vive Pro

Os produtos de Entrada

Oculus GO

Este headset tornou-se amplamente popular por trazer para o mercado um aparelho que funciona sem fios. Em termos de comodidade é excelente, permite uma utilização simples em qualquer local.

Oculus Go

As vantagens deste produto passam também pelo o preço, que o coloca entre os mais baratos. Como não precisa de um PC ou consola para operar pode ser adquirido por qualquer pessoa. Quando testámos o Oculus Go pudemos constatar que a sua definição de imagem é bastante boa. Percebemos também que é um produto para o qual não falta conteúdo de Realidade Virtual.

Apesar da boa qualidade do seu ecrã temos que dar nota algo negativa quando pesamos o tracking que é apenas da cabeça. O reconhecimento do seu comando único é deficiente e não tem a qualidade necessária para puxar mais pelos jogos.

A conclusão é que este aparelho é uma experiência engraçada para o qual existem vários jogos mas torna-se muito limitado pelas suas características de trackingÉ uma experiência ainda assim melhor do Realidade Virtual em telemóveis e para quem quer entrar nos jogos sem gastar muito pode ser uma boa opção.

PSVR

A PlayStation tem feito um investimento contínuo na sua plataforma de Realidade Virtual especialmente desenvolvendo jogos, alguns exclusivos, de forma consistente. Neste momento alguns dos títulos mais bem conseguidos em Realidade Virtual pertencem à PSVR.

Apresentada em 2014 como projecto Morpheus e lançada em 2016 como PlayStation VR, lançada com um catálogo limitado que realçava ainda mais as suas claras limitações técnicas. Algo mais tarde corrigido com uma imensa seleção de jogos que conta no presente.

É certamente o aparelho com pior definição de todos os observados mas ao mesmo tempo tem talvez a mais cobiçada selecção de jogos. Ainda assim consegue 90Hz que supostamente é o ponto ideal para não existirem problemas de enjoo. Mesmo com isto muitas das experiências neste equipamento revelaram-se incómodas e fica sempre alguma sensação de que falta alguma qualidade.

O investimento da marca nipónica nesta tecnologia tem sido consistente e produziu jogos aclamados pela critica um pouco por todo o mundo. Jogos como Blood and Truth, que já é considerado por muitos o melhor jogo de Realidade Virtual, cimentam a posição da PlayStation neste aspecto. Com o anúncio da PS5 já foi também assumido que será compatível com o actual sistema muito embora se espere novo hardware durante a vida da próxima geração de consolas.

A PSVR oferece um produto que é em muitos aspectos, em relação a outros equipamentos que falamos neste artigo, mais fraco mas o seu baixo preço e selecção de jogos apelativa faz com que seja uma boa compra.

RV em PC

Oculus Rift

O Oculus tem uma história deveras interessante, foi financiado no Kickstarter com imenso sucesso e mais tarde foi anexada pelo gigante Facebook.

Este é o produto que verdadeiramente se encontra no meio da tabela em quase todos os aspectos. Pessoalmente parece-me a melhor opção em termos de utilização doméstica. Em termos de resolução e características aproxima-se muito do seu rival HTC Vive mas com um preço bem mais baixo. O aspecto em que mais se distinguem, em termos de hardware é o tracking.

No Oculus Rift o tracking é feito por sensores ópticos com infravermelhos e para ficar melhor precisa do terceiro sensor. O roomscaling é limitado mas mais que suficiente para jogar em casa de forma confortável. Neste equipamento já temos um clara sensação de qualidade elevada da imagem e os seus comandos são superiores aos oferecidos pelo Vive. Os comandos do Rift têm sido até este ano os melhores comercialmente oferecidos. A sua capacidade de mimetizar as mãos e o conforto com que assenta nas mesmas faziam deles os mais ergonómicos

Mas o grande factor de diferenciação são os jogos disponíveis, com muitos exclusivos que contam entre os melhores jogos RV disponíveis no mercado. Robo Recall, Lone Echo, Marvel Powers, The Unspoken e tantos outros fazem com que o Rift se mantenha no topo da cadeia em termos de RV em jogos.

A aposta em grandes jogos para 2019 e para a frente pode ser a forma do Rift se manter como um dos equipamentos mais vendidos, com os títulos já anunciados para este ano a serem aguardados com grande expectativa. Stormland, da Insomniac, será um jogo de aventura co-op em mundo aberto, cujas primeiras imagens e gameplay que vimos revelam algo incrivelmente bonito. Este promete ser candidato a melhor jogo RV até agora. Asgard’s Wrath é outro jogo que está a suscitar enorme expectativa, este Action RPG promete 30 horas de campanha, algo brutal para RV.

Mais jogos serão lançados em exclusivo assim como o refresh ao equipamento Rift já foi feito e tem o nome Rift S e traz consigo algumas melhorias mas não tivemos acesso a este equipamento. A empresa que pertence agora ao Facebook promete mais um ano em força muito embora não tenha o hardware de topo tem a melhor qualidade/preço.

HTC Vive

O HTC Vive foi anunciado em 2014 e é fruto de uma estreita colaboração com a Valve, muito pensado com um ambiente de SteamVR em mente. Foi lançado em Junho de 2016 para o mercado e ainda no mesmo ano foi anunciado o kit sem fios para o mesmo

HTC Vive

Como falamos acima este produto tem características semelhantes ao Rift e distingue-se essencialmente pelos seu tracking derivado da tecnologia presente nos seus sensores. O traking no HTC Vive é francamente superior a todos os outros produtos no mercado e permite um room scaling ímpar. Os seus controlos apesar de funcionais são pouco ergonómicos e ficam atrás dos controlos que acompanham o Oculus Rift.

Tendo em conta a parceria com a Valve tudo indicava que este seria o equipamento prevalecente porém o seu elevado preço, falta de jogos exclusivos de relevo e a adopção do Oculus Rfit na própria Steam com sucesso, fez com que o Vive não conseguisse dominar embora seja notório que é o melhor equipamento quando comparado com a concorrência.

O que acontece é que este produto é muito mais caro que o seu concorrente. No início o Vive brilhou com a parceria com a Steam mas actualmente a grande maioria dos jogos na Steam é compatível com Rift também.

Podem assistir ao Rubber Talks desta semana onde falamos sobre Realidade Virtual. Este artigo foi escrito em parceria com Rui Guedes da Ground Control Studios