Com o World of Warcraft Classic a chegar aos nossos PCs com data marcada para dia 27 de Agosto, julgámos pertinente analisar um dos que se perfila como o acessório de eleição para os amantes, não só de WoW, como de outros MMORPGs. Falo-vos do Corsair Scimitar Pro RGB, que é um rato que tem mais botões que o comando da minha televisão e que faz bem mais do que piscar o olho a todas as comunidades de MOBAs e MMORPGs.

Patenteando uma boa qualidade de construção, este Scimitar coloca 12 botões mecânicos à nossa disposição, para um total de 17 comandos disponíveis para configurar. É uma panóplia gigantesca de ferramentas que podemos configurar como pretendermos, sendo que este é notoriamente um rato desenhado para o gaming. O lado esquerdo do rato é a sua piéce de resistance. E a Corsair não faz por menos. Não são só os 10 botões para Macros ali posicionados. É o facto de podermos deslizar o posicionamento destes, com o Key Slider que o rato disponibiliza. Pode parecer coisa pouca dito desta forma, mas a principal preocupação ao pegar no dispositivo foi ver como seria a ergonomia da sua utilização, face ao elevado número de botões a utilizar com o polegar. E a verdade é que o Slider permitiu-nos ajustar o posicionamento dos botões para que a utilização destes fosse, na sua maioria, intuitivo. Apenas os botões 10, 11 e 12 se revelaram um pouco menos naturais na altura da sua utilização durante as primeiras horas. Algo perfeitamente normal na adaptação a um interface novo e que em nada afecta a percepção da qualidade do rato, portanto.

Os botões 10, 11 e 12 são os de mais difícil acesso, mas o Key Slider permite configurar a sua acessibilidade

E por falar em adaptação, há que tratar da sua configuração, para que este se ajuste aos nossos gostos. Para o efeito, há que instalar o iCUE, o software fornecido pela Corsair para o efeito. Foi a primeira vez que o instalámos por cá e, em poucos minutos, chegámos onde queríamos. O software é intuitivo, simples e sóbrio mas ao mesmo tempo completo, permitindo-nos configurar praticamente tudo aquilo que se pode configurar num rato (falta-lhe um configurador para pesos, a exemplo do que existe em outros dispositivos). Mas, bem, aqui podemos configurar vários perfis, cada qual com a sua função, com Macros, sensibilidades, cores RGB, DPI e demais sensibilidades e comportamentos do rato. Já por aqui falei das cores RGB em teclados. Não sou particularmente fã, de todo. Vejo pouca utilidade para cores que ficam escondidas pela palma da mão aquando da utilização do rato. Mas este Scimitar traz uma nuance que considero interessante: a luz na lâmina perto do polegar, facilmente visível, é – naturalmente – configurável e indicativa dos DPI com que estamos a trabalhar. Nota positiva, portanto, para o posicionamento e utilização desta luz em particular, de forma integrada com a utilização do rato e a mostrar-se efectivamente útil para quem o usa. Na ausência de Force Feedback, como existe noutros modelos, esta é uma forma de permitir que o rato comunique connosco.

O branco, por baixo da lâmina amarela, indica o perfil de DPI seleccionado

A verdadeira razão para se comprar este Scimitar é, então, a verdadeira caixa de ferramentas que ele coloca ao nosso dispor. World of Warcraft será um dos jogos onde a miríade de opções e botões disponíveis poderá ser mais aproveitada. Complementando o número de botões com o número de perfis, podemos ter todo o arsenal de magias para o nosso Druida no WoW para, minutos depois, estar a utilizar macros para fazer as melhores combos com Invoker no Dota 2. Tudo acessível com um clique de botão. Neste sentido, poucos ratos se mostram tão adequados ao papel para que foram desenhados como este.

No que a conforto diz respeito, é um rato largo que me exigiu alguma habituação. O seu formato, ainda que mantendo uma boa ergonomia, requer a utilização – pelo menos para a minha mão – dos 5 dedos para o movimento de o levantar, mantendo a precisão desejada. Há, do lado direito, na zona onde repousam o anelar e o mindinho, uma área mais rugosa para garantir alguma tracção, algo que se revela bastante útil aquando da sua utilização. Com a mão totalmente assente sobre ele, mostra-se então confortável e ajustado à fisionomia da mão.

O sensor, até às 16.000 DPI, é absolutamente fantástico, e a sua adaptação ao tapete utilizado, feito por via do iCUE, foi rápida e precisa.

Resta-nos falar do preço, e este é uma agradável surpresa. Agradabilíssima, diria. Em algumas lojas, foi possível encontrá-lo um pouco abaixo dos 80€ o que, para a qualidade, funcionalidades e versatilidade patenteada, é um preço extremamente apelativo. Se tencionarem comprar um rato para utilizar maioritariamente em MOBAs ou MMORPGs, não há como não considerar este Corsair Scimitar Pro RGB uma escolha de excelência.