Nos anos 1980 e 1990 um dos pontos altos de um adolescente era ir aos salões de jogos, também conhecidos por arcades, e experimentar os jogos novos ou os melhores jogos do mercado. Eram os tempos das grandes competições com grandes combates de Street Fighter II ou divertidíssimas corridas de Daytona.

198X é um jogo da Hi-bit Studios com campanha bem sucedida no Kickstarter e que de um forma pouco pretensiosa pretende-nos transportar a esses grandes tempos das Arcades.  É uma mistura de vários jogos típicos do tempo da Mega Drive ou do Amiga, de diferentes géneros que praticamente já não existem. É um jogo dirigido a pessoas que tenham nascido nos 1970s ou nos 1980s com uma banda sonora brilhante com muito sintetizador e guitarras eléctricas e com gráficos brilhantemente feitos em Pixel Art.

A narrativa é simples e pouco relevante, incorporamos um adolescente que se chama Kid que vive nos subúrbios com a mãe e que atravessa uma fase difícil da vida. Ao ir a um salão de jogos onde encontra pessoas diferentes mas parecidas com ele, encontra um escape para uma vida monótona e sem sabor dos subúrbios. A história de Kid desenrola-se à medida que vamos experimentado os diversos jogos que ele encontra no salão de jogos. Há cinco jogos para experimentar.

Beating Heart

É o primeiro jogo que Kid experimenta e é um side-scrolling beat’em’up fortemente influenciado em Streets of Rage II da Mega Drive. Gráficos muito bem definidos mas com animações pouco conseguidas. A detecção da colisão de sprites  está mal definida e os poucos movimentos que o nosso herói (ou heroína ? o nome Kid em inglês pode ter as duas conotações) determina que a jogabilidade de Beating Heart esteja longe dos melhores jogos do género.

Out of the Void

É um shoot’em’up inspirado em R-type e em Gradius. Individualmente é o melhor mini-jogo de 198X. Começa-se com várias vagas de inimigos, em seguida uma secção de meteoritos e  finalmente um boss final. É um jogo típico daqueles tempos, sem grandes surpresas, mas que nos recorda exactamente a experiências que se tinha nas Arcades. É pequeno e tem vidas infinitas, aliás todos os mini-jogos em 198X têm vidas infinitas, e que de certa forma relembra-nos que se poderia continuar os jogos naquela altura se tivéssemos mais moedas de 25 escudos.

The Runaway

O terceiro jogo é um clone de Outrun. É um jogo fácil e é quase um passeio pois não tem grande dificuldade. Tem gráficos e música deslumbrantes e são uns 10 a 15 minutos de puro prazer audio-visual . Depois de 3 níveis numa auto-estrada no deserto, chegamos à noite a uma cidade deslumbrante. Neste passeio à noite escutamos os pensamentos de Kid e apreciamos a entrada a mundo alternativo quando  se joga videojogos.

Shadowplay

É um endless-runner e é o jogo que tem mais parecenças com os videojogos modernos. Aqui somos um ninja que não pára de correr para a direita do ecrã tentando matar os diversos ninjas e evitando armadilhas que aparecem ao longo do percurso. Influenciado em jogos como Shinobi, Ninja Gaiden, Shadow Dancer, é mini-jogo mais difícil de 198X e que nos obriga a decorar os locais das armadilhas. Tecnicamente muito bem conseguido mas que peca um pouco por ser repetitivo.

Kill Screen

O último mini-jogo de 198X e é um first person role playing game num ambiente futurístico. Estamos dentro de um computador e que temos que derrotar 3 dragões para conseguir sair do mesmo (Tron?). O jogo faz lembrar o Eye-of-Beholder embora só tenhamos uma única personagem para controlar. Andamos num labirinto e temos de subir de nível para conseguirmos derrotar os dragões. O sistema de combate é simples e eficaz com 3 ataques e a possibilidade de Kid se curar uma única vez por combate.

O jogo termina com a frase enigmática “To be Continued“. O que nos leva a crer que haverá uma sequela.

198X são duas horas em que somos levados ao tempo das arcades.  Individualmente cada jogo não merece ser comprado. Mas para quem queira recordar aqueles tempos, são duas horas deliciosas. Para um público mais jovem este jogo não tem o mesmo encanto.

O jogo já foi lançado para PC e PS4 e será lançado brevemente em Switch e XBox One.