A Sega é uma das marcas mais reconhecidas no mundo dos videojogos e a Mega Drive foi a consola mais bem sucedida da marca. Lançada em 1989 no Japão e no ano seguinte na Europa, a Mega Drive foi para muitos a melhor consola da sua geração. Em Portugal a Mega Drive teve bastante sucesso e a Sega nessa altura tinha publicidade bem agressiva com o slogan: Sega é mais forte que tu.

As consolas mini são uma trend moderna e nos dois últimos anos foram lançadas as seguintes: Nintendo NES, Nintendo SNES, Commodore C64, ZX Spectrum Vega, SNK Neo Geo e PlayStation Classic. A Sega não quis ficar atrás e acaba de lançar a Mega Drive Mini.

Não é a primeira vez que a Sega lança versões da Mega Drive em tamanho reduzido. A parceria da Sega com a ATGames proporcionou o lançamento de consolas péssimas, de má qualidade e que não reproduziam fidedignamente a consola. Felizmente desta vez a Sega decidiu produzir a Mega Drive Mini e ainda bem, pois é uma máquina fantástica.

A Mega Drive Mini é uma réplica exacta em miniatura da Mega Drive 1. É uma máquina de emulação plug and play com 42 jogos criada pela famosa equipa M2 , responsável por projectos como Sega Ages e Sega Collection. A Mega Drive Mini vem numa embalagem compacta com 2 comandos, um cabo USB e um cabo HDMI. A consola corre na resolução de 720p a 60 Hz, o que faz com que os jogos corram a 17% mais depressa que a maior parte dos jogos na Mega Drive original na sua versão PAL, que era  o que tínhamos em Portugal.  Os comandos são de boa qualidade e fazem-nos lembrar os comandos originais.

Apesar da qualidade dos comandos, não se percebe porque é que estes comandos só têm 3 botões uma vez que estão incluídos dois jogos de 6 botões: Street Fighter 2′ Special Champion Edition e Eternal Champions. No entanto a Sega aliou-se à Retro-Bit e podem jogar estes jogos com os comandos 6-Button Arcade Pad.

Estes comandos são igualmente de muito boa qualidade e como são USB podem ser utilizados em PC, MAC ou Nintendo Switch.

A Mega Drive Mini vem com 42 jogos incluídos:
1. Sonic The Hedgehog
2. Ecco the Dolphin
3. Castlevania: Bloodlines
4. Space Harrier 2
5. Shining Force
6. Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
7. ToeJam & Earl
8. Comix Zone
9. Altered Beast
10. Gunstar Heroes
11. Earthworm Jim
12. Sonic The Hedgehog 2
13. Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
14. World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck
15. Probotector
16. Thunder Force III
17. Super Fantasy Zone
18. Shinobi III: Return of the Ninja Master
19. Streets of Rage 2
20. Landstalker
21. Mega Man®: The Wily Wars
22. Street Fighter II®: Special Champion Edition
23. Ghouls ‘n Ghosts®
24. Alex Kidd in the Enchanted Castle
25. Story of Thor
26. Golden Axe
27. Phantasy Star IV: The End of the Millennium
28. Sonic The Hedgehog Spinball
29. Vectorman
30. Wonder Boy in Monster World
31. Tetris®
32. Darius
33. Road Rash II
34. Strider®
35. Virtua Fighter 2
36. Alisia Dragoon
37. Kid Chameleon
38. Monster World IV
39. Eternal Champions
40. Columns
41. Dynamite Headdy
42. Light Crusader

É uma colecção incrível de jogos e não é fácil escolher 42 jogos dos cerca de 900 jogos que foram lançados oficialmente para Mega Drive. Todos os jogos são de grande qualidade e gostaríamos de realçar alguns. Em jogos de plataforma, os dois primeiros Sonic continuam a ser dos melhores jogos de sempre. Ainda em Plataformas com um pouco de RPG, o Monster World IV  é o melhor Wonder Boy de sempre e que apenas foi lançado na Mega Drive no Japão. Castlevania, o dificílimo Probotector, Gunstar Heroes, Vectorman e Shinobi III são jogos de acção fantásticos tal como o Megaman que é um dos jogos mais caros e coleccionáveis da Mega Drive Original (uma versão completa do jogo hoje em dia custa mais de 200 euros). Em RPG, o Story of Thor é deslumbrante. Columns e Tetris são jogos que não precisam de muita apresentação embora o Tetris é uma surpresa aqui incluída. Isto porque o Tetris mal foi lançado no Japão foi retirado da circulação uma vez que a Sega não tinha direitos de autor do jogo. Pensa-se que menos de 10 jogos/cartuchos existam e é um dos jogos mais caros do mundo sendo que uma cópia do jogo assinada por Alexey Pajitnov, criador do Tetris, já foi posta à venda por 1 milhão de dólares.

Em jogos de corridas, o Road Rash 2 é divertido mas é a único jogo deste tipo nesta colecção. Shoot’em’ups estão bem representados com Thunder Force III e Darius sendo que nenhum destes jogos tinha sido lançado na Europa. Streets of Rage 2 é um side scrolling beat’em’up e por muitos é considerado o melhor de sempre e é uma óptima opção para um jogo a dois jogadores. O Street Fighter 2 é também um bom jogo de para 2 jogadores mas necessita de comandos de 6 botões. Só é pena que esta colecção não tenha jogos de desporto. A Mega Drive era famosa pelos seus jogos de desporto e jogos como FIFA (o primeiro FIFA de sempre), Sensible Soccer, Dino Dini’s Football, NHL ou mesmo um jogo de Basketball fazem falta nesta colecção. Jogos mais infantis mas que dão para toda a família também estão bem representados, falo de Castle of Illusion Starring Mickey Mouse e World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck. Por último o Sonic Spinball é um jogo de pinball e que usualmente é subvalorizado. Mesmo assim há jogos para quase todos os gostos sendo que são todos de grande qualidade.

A Mega Drive Mini é uma máquina a um preço decente, note-se que cada jogo fica a menos de 2 euros, e que é  muito competente no que faz. Há alternativas no mercado como por exemplo a Mega Drive original. Infelizmente se querem ter uma boa imagem com a Mega Drive original numa TV moderna precisam de ter um upscaler de qualidade e caro (e nem falo no preço dos jogos originais). As outras alternativas são consolas de emulação. Emulação por software, por exemplo o Raspberry Pi, ou emulação por hardware, como por exemplo a Analogue Mega SG ou a Mister FPGA.   Sendo uma opção completamente legal, completa e que corre lindamente, a Mega Drive Mini mostra ser uma solução inteligente.

https://www.youtube.com/watch?v=ijCRRLyTx0Y

Em conclusão, a Mega Drive Mini é uma consola bem construída e que nos traz alguns dos melhores jogos dos anos 1990. Muitos destes jogos são intemporais e que podem ser aproveitados por todos, mesmos os mais novos. Tem integrado um sistema de gravação de jogos e isso faz com alguns destes jogos mais difíceis possam ser apreciados como não o foram na altura. Custa um pouco mais do que um jogo moderno, 79.90€, mas vale bem a pena.